Por Antônio Carlos Monteiro
Advogado – Residente em João Pessoa/PB
Diz-se, aprioristicamente, que o signatário não possui nenhum dom divino, sequer dele remotamente se aproxima, tampouco reúne qualificações teológicas para embasar o assunto que ora se discorre, mormente em se tratando de um tema polêmico, complexo, divino, e que, sobremaneira, preocupa o “homo sapiens”…, justo por este temer o desconhecido, após a morte.
Todavia, é bom que se diga, que Deus é a causa de tudo que existe na natureza; nada acontece antes ou depois D’ele. Ele é a causa primeva, e o senhor absoluto do Universo em expansão. Sem Ele, nenhuma coisa pode existir e ser entendida, notadamente quando não foi outorgado ao ser pensante a capacidade cognitiva para compreender os atos de Deus… somos seus escravos, meros serviçais, e como tais, cumpridores de ordens, e para por aí! Deus é a personificação do Cosmo, enfim, o próprio Universo!
Ele, na sua onipotência, onisciência e onipresença, formatou o homem, deu-lhe o sopro da vida, deferiu-lhe o livre arbítrio para agir de acordo com a sua consciência; até mesmo praticar atos contrários à lei dos homens e também divina; nada lhe foi proibido, mesmo em termos… porque na natureza não existe o mau e nem o bem, tudo nela é perfeito, tal qual o Criador, e como o bípede pensante é dela parte integrante desse conceito, inexiste, portanto, outros adjetivos do gênero.
Inexiste entropia na natureza, como alguns desavisadamente chegam a afirmar, nela tudo funciona de forma organizada, harmônica, entrosada, e orquestrada pelo Criador. Nada, absolutamente nada, foge ao Seu controle e compreensão! Ele está no comando de tudo!…
Finalmente, “quem bem se serve do seu intelecto deve conhecer necessariamente a Deus antes de tudo, porque Deus, é o sumo bem e todo o bem”, enfaticamente afirmado pelo iluminado filósofo do passado distante Baruhc Espinoza.
Desconhecer Deus, é ignorar o próprio ar que se respira! Sem Ele, não há esperança futura, notadamente de vida, assim como dias melhores para o sofrido ser humano. Ele, o sumo magnífico, é o timoneiro do infinito Universo, e responsável pela perpetuação da raça reinante neste diminuto e insignificante planeta Terra! Deus é tudo que se possa imaginar, por mais algoritmo que sejam inseridos no intelecto da mente humana, este, nunca jamais alcançará os intentos de Deus para com o homem, assim como para o Universo em si!