O dia 05 passado foi de conquista e realização para a família de Luiz Pereira Rezende que, depois de muita luta e dedicação de sua esposa Maria Aparecida Gomes Rezende, recebeu uma justa e merecida homenagem, com a entrega oficial do Centro de Eventos que recebeu o seu nome, pelo legado que ele deixou, não só para o Sindicato Rural, como também para a agropecuária de Tupaciguara.
Em solenidade tomada de muita emoção e do dever cumprido, o Centro de Eventos Luiz Pereira Rezende passou a fazer parte da estrutura física do Centro Agropecuário e Industrial de Tupaciguara – CAPITU, o que, com certeza, trará inúmeros benefícios não só para o Sindicato Rural de Tupaciguara, como também para a sociedade tupaciguarense que passa a ter um local para a realização de eventos sociais e empresariais com amplas, confortáveis e bem construída estrutura física.
Destaca-se que o Centro de Eventos Luiz Pereira Rezende foi uma obra edificada pelo Sindicato Rural, por meio de verba do governo do Estado, conquistada graças a dedicação e amizade que o deputado estadual Luiz Humberto tem para com o Sindicato Rural, o homenageado e sua família. Deve ser citado que a verba de 200 mil reais, liberada pelo poder público, não seria suficiente para erguer uma obra à altura do merecimento de Luiz Pereira Rezende. Foram necessárias as participações do empresário Armando Tófolis Rodrigues e da família do homenageado, por meio da dedicação de Maria Aparecida Gomes Pereira Rezende, que, diante do desafio de levar adiante o projeto elaborado pelo engenheiro Gustavo Coelho Rocha, não mediram recursos e esforços para que o projeto fosse realizado em sua plenitude o que, com certeza, se fixou como uma conquista muito importante e extremamente funcional.
Com as presenças dos deputados Luiz Humberto e Doorgal Andrade, de toda a diretoria do Sindicato Rural, recém-eleita, de familiares do Luiz Pereira e convidados, aconteceu uma solenidade simples, mas tomada de uma imensa emoção. Na solenidade, a palavra foi concedida ao presidente do Sindicato, aos deputados presentes, à filha de Luiz Pereira Rezende, Patrícia Alves Rezende, e para a agropecuarista Maria Aparecida Gomes Rezende.
Como anfitrião da festa de inauguração, o presidente Armando Tófolis fez questão, ao usar da palavra, agradecer a Deus, a sua esposa Kátia e aos seus filhos pela indispensável participação, por meio de um total apoio, na conquista de mais um bem para os associados do Sindicato Rural de Tupaciguara. Armando destacou a grande e justa homenagem que foi feita ao produtor rural Luiz Pereira Rezende que, em vida, tanto contribuiu dedicando trabalho e tempo ao Sindicato. “Estamos aqui homenageando um homem íntegro que, merecidamente, terá seu nome gravado para sempre no lugar onde ele serviu com tanto amor: o Capitu”. Armando enalteceu o apoio de sua diretoria que sempre esteve presente em todas as realizações acontecidas nos últimos três anos. “Para tudo isso acontecer, foi necessário muito empenho, devido a época de crise que todos nós estamos passando. Destaca-se que não faltou a participação efetiva da agropecuarista Maria Aparecida que juntou forças para que esse momento acontecesse”, disse Armando.
Tanto o deputado Luiz Humberto, quanto o deputado Doorgal Andrade não mediram palavras e nem destaque para enaltecer a memória do saudoso Luiz Pereira Rezende que, mais do que qualquer pessoa, mereceu ser lembrado e ter seu nome edificado no Capitu, local que ele amava e se sentia bem de estar ali presente em todos os momentos que ele dispunha, seja nas instalações, seja no tatersal onde participou de quase todos os leilões que naquele local foram realizados.
O momento de mais emoção do evento, foi quando a filha de Luiz Pereira Rezende usou da palavra para agradecer a homenagem e falar do seu pai. Em todas as palavras pronunciadas por ela, fez questão de enaltecer o homem íntegro, de uma honradez exemplar, excelente pai, marido, sogro, avô e, acima de tudo, amigo de todas as horas. Para Patrícia esse reconhecimento da classe ruralista ao que seu pai foi e fez pelo setor da agropecuária é de suma importância para a valorização de uma pessoa, que foi cem por cento dedicada às coisas da agropecuária e sempre buscou trabalhar e lutar pela valorização do homem do campo. Tomada de muita emoção e lágrimas, Patrícia encerrou suas palavras destacando a imensa saudade que sente do seu pai, afirmando que, mesmo com o passar do tempo, sempre buscará sentir a sua presença ao seu lado, em todos os momentos de sua vida e em todas as ações que ela for realizar.
Para encerrar o momento de homenagens a Luiz Pereira Rezende, fez uso da palavra a sua eterna esposa, companheira e amiga que nunca deixará que seu nome caia no esquecimento, pelo fato da sua imensa presteza em tudo que se relacionava com o setor rural de Tupaciguara. Para Maria Rezende, o Luiz será aquele homem que sempre encontrava tempo para atender às necessidades do homem do campo e, destacando, sempre pautava na perfeição e qualidade dos seus feitos em prol das pessoas e da sociedade tupaciguarense. Maria fez questão de registrar que o Luiz fez por merecer o que a ele está sendo feito pelo Sindicato Rural, porque essa conquista foi a melhor forma encontrada para perpetuar sua presença no local onde ele se sentia bem de estar. Maria também destacou os vastos momentos em que Luiz, com sua calça jeans, camisa xadrez e seu indispensável chapéu, percorria todos os cantos do Capitu, quando da realização das festas da agropecuária e dos rodeios. “Fiz o que pude para que esta homenagem se concretizasse! Continuarei sempre a fazer pelo Luiz um pouco do muito que ele fez por mim, pela minha família, pela nossa filha, nosso genro e nossos netos. Sua imagem ficará perpetuada por meio do busto que foi construído em sua homenagem. Estou e ficarei sempre grata ao presidente do Sindicato Rural, Armando Tófolis, e a toda sua diretoria pela abertura do importante espaço e apoio incondicional, para que este momento passasse de um plano para uma grande e grata realidade”, afirmou Maria.
Em seguida, após o descerramento da placa inaugural e do busto em homenagem ao Luiz Rezende, uma benção às instalações do Centro de Eventos Luiz Pereira Rezende e aos presentes foi realizada pelo diácono Danilo Carrara. O casal Armando e Kátia e Maria Rezende fizeram o desenlace da fita inaugural da edificação, momento em que os presentes puderam acessar as instalações do Centro de Eventos.