De acordo com o Edital 41/2020, do Tribunal Regional Eleitoral – TER, foi modificada a solenidade de diplomação dos eleitos na Eleição Municipal de Tupaciguara, ocorrida no mês de novembro passado, passando a ser virtual. A realização da sessão solene de diplomação dos eleitos foi modificada de sessão pública, que se daria presencialmente, passando a ser virtualmente, considerando o cenário atual de pandemia da Covid-19, que impôs a necessidade de se manter o distanciamento social, o que seria prejudicado no ato presencial. Tudo aconteceu no último dia 16. “Optamos por fazer da forma que evitou o contato por causa do constante pedido de auxílio da secretaria de saúde na aplicação de medidas que evitam a transmissão da doença”, afirmou a juíza.
Dentro da parte virtual, foram diplomados os eleitos. No caso do cargo de vereador foram diplomados seus respectivos suplentes, até o terceiro classificado, destacando-se que só receberam o diploma aqueles que tiveram suas contas de campanha aprovadas até 15/12/2020. Em Tupaciguara nenhum dos indicados à diplomação teve algum problema com a sua conta de campanha.
Segundo a juíza eleitoral da Comarca, Danielle Louise Rutkowisk Dias Engel, os diplomas foram emitidos e assinados eletronicamente pelo Judiciário local e tiveram um código de autenticidade, cuja validade pode ser verificada na página do TSE. Os diplomas foram encaminhados aos respectivos diplomados, por meio do endereço eletrônico fornecido pelos eleitos. Todos os atos da diplomação são públicos e constarão do sistema SEI nº 000110-12.2020.6.13.8274.
Diante da não presença física na solenidade, a juíza Danielle Louise Rutkowisk Dias Engel encaminhou aos diplomados uma mensagem de cumprimento, com votos de sucesso na gestão para cada um dos eleitos. Veja: “Tenham sempre em mente que o mandato conferido a Vossa Excelência é do povo e é para o povo que se deve governar. Priorizando sempre a causa pública e social, em detrimento dos interesses individuais mesquinhos. Aqueles que se pautarem na vida pública por esta diretriz, tenho certeza, darão uma enorme contribuição à sociedade e deixarão seus nomes gravados para sempre, não só na história de Tupaciguara, mas na lembrança de seus bons cidadãos”, disse.