Durante a operação natalina 2020, a Polícia Militar obteve informações anônimas de que um menor de idade estaria de posse de uma arma de fogo calibre .22 e que a arma estaria escondida em sua residência.
Diante das informações, policiais se deslocaram até o local da denúncia, onde foram recebidos pelo pai do menor infrator. A polícia explicou a situação para o proprietário da casa, bem como solicitou autorização para adentrar em sua residência e proceder uma busca para certificar da veracidade das informações que foram passadas aos policiais. Por sua vez, o senhor, possivelmente pai do menor infrator, autorizou espontaneamente o acesso dos policiais em sua casa. No local foram realizadas buscas, sendo localizada, debaixo do colchão da cama do menor, uma arma de fogo “denominada caneta pistola” calibre .22, sem marca aparente e numeração de série.
Ao ser indagado sobre a presença da arma em seu quarto, o menor disse que a comprou de um cidadão, sem passar maiores dados sobre quem lhe vendeu a arma, destacando apenas que pagou R$ 150,00 por ela.
Ante o exposto, sendo respeitados seus direitos constitucionais, o menor foi conduzido até a delegacia de Araguari ileso, na companhia de seu genitor que também acompanhou todo o processo de lavratura da ocorrência. Arma foi apreendida. Os policiais destacaram ainda que no momento da apreensão, a arma estava cheirando pólvora, o que deixa a suspeita de que ela poderia ter sido usada recentemente.