(Texto SECOM) Uma cidade bem cuidada é sinônimo de qualidade de vida para todos que nela vivem. Ruas limpas, grama aparada, jardinagem em dia, serviços de limpeza e roçagem proporcionam, além de bem estar, mais atenção com a saúde pública.
Para o Prefeito Francisco Neto, manter uma cidade limpa é uma das prioridades de seu governo. “Não vamos medir esforços para que nossa cidade seja exemplo de limpeza urbana, mas precisamos contar com o apoio da população no sentido de nos ajudar a manter limpos os espaços públicos”, ressaltou o prefeito.
A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Serviços Urbanos, tem trabalhado desde o início do governo limpando a cidade e conscientizando a população. Para isso, equipes de limpeza estão atuando na cidade e na zona rural.
Nos últimos dias, a Prefeitura fez a limpeza no povoado do Brilhante. Poda de árvores, retirada de entulhos, roçagem e limpeza das ruas daquela comunidade, assim como a manutenção da praça local e a revitalização da Escola Municipal do Brilhante, foram executados. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, só no povoado do Brilhante foram retirados 10 caminhões de entulho, e isso sem contar os resíduos da limpezas dos espaços públicos. De acordo com cálculos da Secretaria, foram necessárias mais de 40 viagens de caminhões para a retirada de todo o material dessa limpeza.
Zélia Silva Lima (57), moradora do povoado há 18 anos, não se lembra quando foi feita a última limpeza no distrito: “Fiquei muito feliz com essa iniciativa. Isso demonstra que a prefeitura tem preocupação por nós.”
Fernando Santos (43), comerciante local, ressaltou: “Estávamos acostumados a ver os próprios moradores fazendo a limpeza e a roçagem aqui da praça. Esse trabalho da prefeitura mostra que estão preocupados de verdade com a gente. É muito importante que tudo continue”.
O secretário de Meio Ambiente, Júlio Teixeira, disse que o trabalho vai continuar. “Já executamos essa limpeza no museu, nos 6 PSFs, na rodovia sentido Araguari e no SESI, em apenas 25 dias de governo. No Bálsamo, por exemplo, nossa equipe inicia os trabalhos no dia 27 de janeiro”.
A Secretaria informou ainda que a partir do primeiro dia de fevereiro será iniciada a coleta de entulhos por toda a cidade. O cidadão será comunicado sobre quando o mutirão vai acontecer em cada bairro.