Rodovia MGC-452, entre Araporã e Tupaciguara, tem muito buraco e nenhum acostamento.
A rodovia MGC-452, trecho entre as cidades de Tupaciguara a Araporã, com pouco mais de 60 km, está com sua pista de rolamento perigosa e com muito desnível, ocasionado pelos excessos de tapa-buracos que vem sendo realizados há muitos anos e agora a grande quantidade de buracos, em boa parte de seu trecho, que estão sendo criados em decorrência da fragilidade do asfalto, que está deteriorando com muita facilidade. No trecho mais crítico, são tantos os remendos na pista, que mais parece uma “colcha de retalhos”.
Como pode ser constatado, outro grave problema é a falta de acostamento em quase toda a extensão dos 62 km que estão sob a responsabilidade do Estado de Minas Gerais, o que gera risco iminente de acidentes que colocam vidas em perigo.
Segundo o Jornal O Regional (Itumbiara), ao falar sobre o assunto, o vereador Laciel Faria, presidente da Câmara de Araporã, disse que “essa rodovia está tão ruim, que se tornou uma preocupação para todos que nela trafegam”. Ele contou ainda que a prefeita Renata Borges, de Araporã, foi a Belo Horizonte em busca de solução para o problema.
Pelas informações levantadas, a prefeita, que esteve em reunião com o governador Romeu Zema, trouxe com ela o compromisso do governador de buscar condições para a recuperação da MGC-452, neste trecho.
Existem rumores de que o governo federal poderá federalizar o trecho que tem o controle de conservação com o Estado de Minas Gerais (Tupaciguara/Araporã), a partir da possibilidade de que seja aberta a licitação de concessão da BR-452, no trecho que parte de Xapetuba, passando por Tupaciguara, Araporã (em Minas Gerais), Santa Helena, até Rio Verde (em Goiás).