Sob coordenação do subtenente Ferreira, foi realizada em Tupaciguara a primeira reunião para formação de célula de vizinhos protegidos, nos bairros da cidade.
Segundo o policial, o objetivo da Polícia Militar é de formar várias células espalhadas pela cidade. Isso significa a polícia, juntamente com o povo, trocando informações a fim de se reduzir os problemas locais. Foi levantado junto a PM, a primeira célula foi criada há mais de um ano, no bairro Parque dos Bem-te-vis e, diga-se de passagem, foi um sucesso, agora é a vez dos bairros Morada Nova, Planalto, Boa Vista e Bom sucesso.
Como mesmo disse Ferreira, a necessidade de atender, de forma perene e efetiva, toda a sociedade mineira no que refere a segurança pública, passa necessariamente por uma reestruturação do policiamento, principalmente das companhias, sendo assim à setorização. Isso presume a divisão do espaço territorial em setores e, posteriormente, em subsetores de policiamento.
O Programa Minas Segura foi criado para otimizar e potencializar as ações de combate ao crime, dentro de sua missão constitucional e, em uma segunda vertente, as medidas que podem impactar na melhoria da sensação de segurança e na redução do medo do crime. No entanto, é essencial que a Instituição compreenda como a comunidade percebe e sente a segurança pública
Uma subdivisão das companhias da PMMG possibilita uma visão específica sobre os problemas de uma área. A filosofia do policiamento está voltada à resolução de problemas e exige que o policiamento seja direcionado aos problemas específicos de cada setor ou subsetor da sociedade.
A expectativa é de se reduzir crimes e diversos problemas da regiões de Tupaciguara onde estiver instalado a célula de vizinhos protegidos e isto, com certeza, dentro de muito pouco tempo estará implantado em todos os bairros da cidade.