(Texto e foto SECOM) A grave crise sanitária que aflige o mundo, provocada pelo avanço no número de pessoas diagnosticadas por Covid-19, motivou a adoção de providências destinadas a reduzir a propagação da doença em todas as cidades. Com este olhar, a Prefeitura Municipal lançou nesta semana a Campanha “Tupaciguara em guerra contra o coronavírus”. O objetivo dela é fazer com que a população reflita sobre o atual cenário da pandemia no município, alertando sobre a seriedade da situação e os cuidados necessários. A campanha está sendo veiculada em carros de som, em anúncios na rádio e também em faixas expostas nos principais pontos da cidade.
A sanitização de locais com maior circulação de pessoas, como bancos, lotérica, Centro Administrativo, Câmara Municipal e a Policlínica “Jarbas de Souza” também é uma medida preventiva que está sendo realizada por meio do Centro de Controle de Zoonoses. O feriado do carnaval foi transferido para o dia 08/09, o que também faz parte dessas medidas de segurança. Durante os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, o expediente funcionou de forma regular. A ação tem por objetivo desestimular viagens e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomeração, provocando o aumento de infecções. O anúncio geral dessa decisão foi divulgado no site da Agência Minas desde o mês de janeiro.
O momento de atenção para a covid-19, por qual passa a macrorregião do Triângulo do Norte tem mobilizado a gestão municipal. A alta de casos e a falta de leitos assustam cidades. Enquanto isso, Uberlândia registra a maior quantidade de mortes pela doença em apenas um dia. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, algumas cidades estão com o sistema próximo do limite e com ocupação total de leitos de enfermaria ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Tupaciguara soma 1.073 casos positivos para a infecção e 19 óbitos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Tupaciguara, não são disponibilizados leitos de UTI e respiradores nas cidades da região, suficientes para atendimento à demanda atual de pacientes. Informaram também que três pessoas precisaram de internação, usando leitos de outras cidades e o município teve dificuldades em conseguir.
Apesar de avançar, a vacinação ainda não atingiu a imunidade em larga escala. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Janaína Lemos, é importante lembrar que pessoas não vacinadas continuarão sujeitas a se infectar e também a transmitir o novo coronavírus entre si, ainda que com menor probabilidade e incidência. “Apesar de termos iniciado o processo de vacinação, o distanciamento social, o isolamento e os cuidados de higiene ainda são as melhores maneiras de prevenção contra a Covid-19. Portanto orientamos a população para que se mantenha em suas casas o máximo possível. Estamos vivendo uma grande batalha contra o vírus, e precisamos da ajuda de todos para que mais vidas não sejam perdidas em nosso município”, ressaltou a Secretária.
Um novo decreto foi emitido no último dia 13, acolhendo a recomendação do Ministério Público de Minas Gerais, que declarou situação de emergência nos municípios da região do Triângulo Norte, em virtude do surto da doença.
Para o Prefeito, Francisco Lourenço Borges Neto, é preciso olhar com atenção para as práticas adotadas no enfrentamento ao vírus. “Nestes primeiros meses de intenso trabalho, a maior parte das ações foi de planejamento e organização interna. Além disso, as iniciativas da administração municipal visam a conscientização da população com relação ao enfrentamento à Covid-19. O intuito dessa campanha é que as pessoas sintam a necessidade e a importância de adotar medidas de prevenção. Por isso, pedimos a todos de Tupaciguara e região que respeitem as regras e os protocolos de saúde. É a compreensão das pessoas que vai evitar a infecção e salvar vidas”, destaca o prefeito.