EDITORIAL

Destaque Editorial

Jornal O Independente – Edição nº 1000

 

Chegamos a nossa edição de número 1000. Esta conquista nos faz retroceder no tempo por longos 43 anos, quando o Jornal O Independente iniciava sua trajetória de desilusões, decepções, mas de muitas alegrias e conquistas.
Em 1978, Antônio Rodrigo Dias e mais dois amigos (João Domingos e Eurides Machado, ambos já falecidos) construíram um meio de comunicação escrita, com edições mensais, cujo objetivo era de informar tudo que acontecia, tanto na política quanto na parte social do município, com o seu tradicional slogan: “Tupaciguara Acima de Tudo”.
Mas, após quatro anos de circulação, o Rodrigão, como era chamado na cidade, por ser funcionário do Banco do Brasil, foi transferido para outra cidade, porém não poderia deixar, sem rumos, o já enraizado O Independente.
Quisera, então, a sorte me presentear com a incrível oportunidade de assumir a condução e os destinos do jornal. Em maio de 1982, me foi vendido o jornal. Tive o prazer de ter o Dr. Enodes de Oliveira como avalista da compra, já que esta foi a imposição do Rodrigo para me passar o direito de dirigir o jornal O Independente. Assumi esta responsabilidade, tendo como apoiador e mestre o professor Danilo Salviano Santana, pessoa que se tornou indispensável na condução dos destinos deste informativo tupaciguarense por várias décadas.
Desde então, o tempo foi passando, fui buscando a cada dia que passava aprender cada vez mais a arte da comunicação escrita. Tempos depois consegui fazer com que a circulação passasse a ser quinzenal, o que muito agradou assinantes, anunciantes e leitores do jornal, mesmo diante das dificuldades encontradas na parte operacional e de impressão do jornal devido à mudança de periocidade.
Mas a sorte e a fé em Deus sempre me colocaram à frente dos problemas e, em consequência, das suas soluções. Com garra e determinação, consegui levar adiante o jornal até conseguir passar a sua circulação para semanal. Foi uma grande vitória, porque fazer um jornal já não é fácil, imaginem fazer quatro edições por mês, com apenas duas pessoas, minha esposa Rosânia e eu. Ela, como sempre, uma guerreira dedicada e destemida, sempre foi o diferencial para que, juntos, chegássemos à edição de número 1000. Desta grande façanha, nós estivemos por mais de 900 edições circuladas com o Jornal O Independente sob nossa direção: Rosânia, na parte comercial e vendas e eu, como sempre, responsável pela parte editorial e de diagramação do jornal.
Finalmente, este é um resumo da história de um meio de comunicação, transformado em utilidade pública por lei, sancionada em 1980, que já marcou sua presença na história de Tupaciguara por longos 43 anos e que, com certeza, continuará sua caminhada superando dificuldades e aparando os espinhos que alguns tentam implantar em nosso caminho. Com fé em Deus e apoio da sociedade tupaciguarense continuaremos nossa caminhada que sempre foi feita com amor e muita dedicação.

Obrigado a todos!

Gilberto Motta
Diretor Responsável