No último dia 01, o prefeito Francisco Neto assinou, juntamente com o comandante da 249ª Companhia da Polícia Militar de Tupaciguara, o contrato referente ao convênio de contribuição com o trabalho da PM no município.
Segundo o tenente Vieira, comandante da PM local, esse convênio, que já foi firmado por administrações anteriores, refere-se ao fornecimento, por parte da prefeitura, de combustível para as viaturas que servem a Polícia Militar, bem como de todo material de escritório que é utilizado pela corporação.
Segundo Vieira, pelo fato da quantidade de municípios que compõem o estado de Minas Gerais ser muito grande, torna-se impossível a Secretaria de Estado de Segurança Pública custear todas as despesas com combustível, material de escritório e contas de energia e águas de suas unidades, para que o trabalho realizado pela PM se torne o mais completo possível. Destaca-se, ainda, que pelo convênio será cedido o número de servidores público, se necessário, para auxiliar no trabalho dentro da unidade, e, com isto, liberar mais policiais para o serviço externo de policiamento.
Diante das dificuldades apresentadas, foi formada essa parceria entre o Estado e a Prefeitura, na qual o município se compromete a custear essas despesas, para que a unidade policial possa prestar o melhor serviço possível dentro da segurança preventiva que a população tupaciguarense necessita em todo o município. Para Vieira, só assim o funcionamento da unidade da Polícia Militar de Tupaciguara poderá acontecer dentro das expectativa dos tupaciguarenses.