(Texto e foto Secom) O Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), possui foco na melhoria do ambiente de negócios nos municípios, e foi lançado na última terça-feira, 2 de fevereiro, em Tupaciguara. A assinatura do contrato de intenção foi acompanhada pela presença de autoridades, de representantes da sociedade civil organizada, e transmitido através das redes sociais da Prefeitura, ao vivo.
O objetivo do programa é melhorar o ambiente de negócios, fortalecer pequenas e micro empresas, proporcionar a geração de empregos e aumentar a arrecadação municipal. Tudo isso parte de parcerias com setores públicos e privados que permitam complementar os recursos e os esforços envolvidos.
O plano apoia-se em quatro grandes pilares: fomentar, atrair, qualificar e inovar. Assim, o Programa Cidade Empreendedora vai transitar em todos estes pilares, por meio de um convênio entre o SEBRAE e o município. Ao longo do ano, serão trabalhados os seguintes eixos: Liderança, Compras Governamentais, Educação Empreendedora, Valorização das Empresas Locais, Inovação e Desburocratização.
Tupaciguara já conta com a Sala Mineira do Empreendedor, situada na ACIT-CDL. A inauguração foi a primeira ação do programa e faz referência ao empresariado local. O atendimento terá início a partir do dia 22 de março, disponibilizando orientações, capacitações e suporte em geral para a abertura de empresas, durante o horário comercial, ou conforme deliberar os Decretos Municipais para o combate ao Coronavírus.
O prefeito Francisco Neto foi o primeiro gestor a assinar com o programa, em 2021. Ele agradeceu a parceria com o SEBRAE e ressaltou que a iniciativa é voltada para os empreendedores do município. “O Programa Cidade Empreendedora vai impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo em Tupaciguara. Será um trabalho coletivo fundamental para termos um futuro promissor. Acreditamos no sonho, e hoje essa primeira semente está sendo plantada. Empreender é se superar todos os dias”, comentou o prefeito.
Beatriz Bertoldo, gestora de microrregião do SEBRAE, apresentou como projetos iniciais a capacitação de alunos e professores, a capacitação de secretários da gestão pública, a capacitação empresarial de empreendedorismo feminino, de finanças, dentre outras. Para a gestora, é fundamental fomentar a educação empreendedora: “entendemos que a nossa base precisa ser trabalhada com capacitações de professores e alunos, para que possamos, de fato, implementar o empreendedorismo nas escolas, e também na parte de gestão pública. Nosso intuito é capacitar secretários municipais e toda a equipe de governo, buscando lideranças efetivas para auxiliar o desenvolvimento do município”.
Segundo o gerente regional, William Brito, o município de Tupaciguara poderá, em breve, contar com vários outros programas disponibilizados pelo SEBRAE: “Estamos no meio de uma pandemia, porém, vamos aquecendo os motores, preparando e montando um planejamento pra colocar vários programas que o SEBRAE oferece à disposição da cidade de Tupaciguara”.
Os empreendedores que quiserem mais informações, além de participar das capacitações que serão desenvolvidas pelo programa, podem procurar a “Sala do Empreendedor” na ACIT-CDL, localizada na avenida Brasil, nº 161 à partir do dia 22 de março.