(Texto e foto Secom) A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem trabalhado incessantemente para enfrentar a Covid-19 em várias frentes. No entanto, durante todo o mês de fevereiro, casos graves e de extrema urgência no município seguem aumentando, tendo ultrapassado mil pessoas já contaminadas pelo novo coronavírus. Na tarde desta última terça-feira (02), foram apresentados dados do município que mostram a necessidade de a população fazer a sua parte.
Os dados divulgados pela Secretaria de Saúde apontam que os casos de Covid-19, desde o início da pandemia, chegaram a 1.320 positivos. Destes, foram confirmados 371 e cinco resultaram em óbitos, somente no mês de fevereiro.
Doze pacientes, em estado grave, e que estavam internados na rede municipal, foram transferidos para outras cidades. Seis pessoas foram encaminhadas para Uberlândia, quatro para Araguari, uma para a cidade de Passos e uma para Nova Serrana. E nove pacientes continuam internados em estado grave.
Outro dado preocupante é o colapso no sistema de saúde, devido à falta de leitos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, para que outros serviços no sistema não sejam afetados, como internações de outras especialidades, reforça-se a necessidade de a população adotar todas as medidas de prevenção, tais como a utilização de máscaras, o distanciamento social e a higienização constante das mãos.
O município tem atuado em diversas frentes, com a chegada de dois novos respiradores portáteis que vão ajudar nos casos mais graves de infecção pelo coronavírus. Houve a contratação de uma UTI móvel para ajudar no processo de transferência. A sanitização diária de vias e pontos de aglomeração da cidade, além da criação de uma força-tarefa para a fiscalização diária em todo município, estão ocorrendo constantemente. Além disso, há também a adoção de medidas restritivas para o enfrentamento e a contenção dos efeitos do vírus, através dos Decretos municipais nº 028 e nº029/2021.
Para o Prefeito de Tupaciguara, Francisco Neto, a prioridade é salvar vidas. “Se cada cidadão fizer a sua parte, não vai demorar pra a transmissão ser controlada em níveis que permitam flexibilizar pontos do nosso decreto. Nesse momento é necessária a união de todos. Imaginem uma situação em que alguém de sua família necessite hoje de um leito. Ele não existe. Pensem em salvar vidas, pois não há outro caminho”, alertou o prefeito.
O Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Coronavírus, composto por algumas das principais autoridades de saúde do município, informou que as políticas públicas estão sendo traçadas diariamente no combate à proliferação do vírus em Tupaciguara. Com base na deliberação desses especialistas, caso as medidas não sejam capazes de frear as taxas de transmissão, outras mais restritivas poderão ser tomadas.