Um ato merecedor de destaque e de elogios foi a ação humanitária que os vereadores da Câmara Municipal de Tupaciguara tiveram quando de comum acordo, endossaram por unanimidade a devolução de R$ 150.000,00, oriundos do orçamento do Poder legislativo.
Deve ser destacado que em apenas dois meses de legislação, a atual mesa diretora conseguiu levantar a quantia citada, por meio de economias forçadas que foram feitas, tendo em vista às eminentes necessidades que a prefeitura está tendo para suprir os gastos emergenciais que a pandemia da Covid 19 está gerando ao município.
Com o aumento substancial de casos de contaminação, pelo vírus, hoje Tupaciguara se encontra em estado de alerta, pelo fato de que os novos casos que estão sendo registrados, estão levando a saúde do município ao colapso.
Diante da gravidade da situação e da necessidade de uma efetiva participação de todos os segmentos que integram a sociedade tupaciguarense, sejam eles públicos ou privados, os vereadores, em sua unanimidade, aprovaram a antecipação da devolução (Ajuda Emergencial), pelo fato de que os custos com manutenção das internações, que estão aumentando a cada dia que passa, requerem um maior volume de recursos para que as pessoas contaminadas, que necessitam de maior atenção, possam receber os cuidados que elas merecem.
No momento da entrega do cheque, acontecida na segunda-feira (08), o Chefe do Poder Executivo destacou a urgente necessidade de recursos e que o valor devolvido pela Câmara Municipal será investido imediatamente no combate a essa terrível doença. Destaca-se que vários pacientes já estão sendo internados no Hospital Municipal e Maternidade, aberto emergencialmente para atendimento exclusivo das pessoas acometidas pela Covid-19. As demais especialidades continuam sendo realizadas na Unidade Mista de Saúde (Policlínica).
Por sua vez, a secretária de saúde, fez questão de enaltecer a inciativa dos vereadores, tendo em vista que para atender a contento os internados tornou-se necessária a aquisição de um reservatório de oxigênio de grande porte para o hospital, já que a prefeitura tem sido obrigada a ir à Itumbiara por duas ou três vezes ao dia para buscar oxigênio e atender às necessidade dos pacientes.
Foi emocionante, o ato de entrega do cheque, já que todos que se encontravam presentes enalteceram e elogiaram esta feliz inciativa da Câmara Municipal que, com apenas dois meses de legislatura, consegue importante ato humanitário que, com certeza, irá atender às necessidades de atendimento as pessoas contaminadas pelo Coronavírus.
Estiveram presentes ao ato o Presidente da Câmara Jerominho Enfermeiro, o Prefeito Francisco Neto, o Vice-Prefeito Prof. Ivo Fonseca Pereira, o Deputado Federal Zé Vitor, a Secretária Municipal de Saúde Janaína Lemos e os Vereadores Darço, Prof. Dalmo Santana, Fernando Sorriso, Kézia Gomes, Moacir Júnior, Sargento Hidelbrando, Túllio Pinhal e representantes de Entidades Religiosas. Parceria: Palavra mágica que se transforma em resultados garantidos!…