(Texto e fotos Secom) A Prefeitura de Tupaciguara colocou em funcionamento, no Hospital Maternidade, novos leitos para atender pacientes com COVID-19. Foram abertos 22 leitos de enfermaria destinados a pessoas acometidas com o coronavírus. A transferência dos pacientes aconteceu na manhã do último domingo (07).
A Câmara Municipal também realizou a doação de cento e cinquenta mil reais, em caráter emergencial, à Prefeitura Municipal. O auxílio foi entregue ao Prefeito Municipal, Francisco Lourenço Borges Neto, na manhã da última segunda-feira (08). Os vereadores informaram que o repasse tem por objetivo oferecer suporte para a abertura de leitos, para a aquisição de insumos na área da saúde e também para a aquisição de tubos de oxigênio. “Esse hospital, com certeza, será nossa prioridade, estamos correndo para salvar vidas. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para ajudar a nossa população. Desde o início da gestão do Prefeito, estamos apoiando a administração para a abertura do Hospital. Estamos unidos pela nossa gente e pela nossa cidade. Todos os vereadores estiveram de acordo com o repasse e entendem que é um trabalho conjunto com o Prefeito Neto”, explicou o presidente da Câmara, Jerônimo Romualdo.
Segundo os responsáveis pelo Hospital Maternidade, essa medida de transferência dos pacientes, que antes eram atendidos na Policlínica Municipal, garante o atendimento adequado aos infectados pelo vírus, uma vez que o local atende a todos os tipos de enfermidades da população. Os profissionais envolvidos informaram que esta é uma forma de evitar a contaminação daqueles que buscam outros atendimentos. E que também solicitaram uma autorização para que os leitos de enfermaria pudessem ser utilizados. Eles explicaram que foi solicitada, pela prefeitura, junto aos órgãos responsáveis, a autorização para a utilização da estrutura física do Hospital Maternidade com a finalidade inicial de atender pacientes infectados pelo coronavírus e que todos os ajustes necessários estão sendo feitos.
Segundo a administração municipal, as equipes têm se empenhado para solucionar todos os problemas que impedem a abertura definitiva do Hospital. “A abertura dos leitos representa muita luta. Para encontrarmos a melhor saída para atender os casos de Covid-19 em nosso município, nossa equipe não mediu esforços. E a melhor solução, neste momento, é direcionar nossos pacientes para outro local, evitando, assim, novos contágios. Estamos trabalhando intensamente para a abertura total do nosso Hospital Municipal. Esse processo é uma causa pela qual estamos nos empenhando muito. Estamos muito felizes em poder iniciar os atendimentos no Hospital, salvando vidas e garantindo bem-estar à população”, informou o Prefeito.
É importante ressaltar que os dados atualizados, emitidos pela Secretaria de Saúde, apontam que, dos dezoito leitos disponibilizados na enfermaria, onze estão ocupados; e que três leitos, de quatro disponíveis de UCI – Unidades de Cuidados Intermediários -, também estão ocupados.