(Texto e fotos SECOM) Durante a pandemia do novo coronavírus, áreas essenciais da Prefeitura continuam a exercer suas atividades. E o Social é uma das ações priorizadas pelo município, envolvendo a população em situação de vulnerabilidade. Em Tupaciguara, em tempos de medidas de cuidado com a saúde pública, como a redução de circulação e o isolamento social, a Secretaria de Desenvolvimento Social tem realizado frequentes intervenções.
Desde o início da gestão, uma das primeiras ações da Secretaria foi solicitar o levantamento de todas as famílias do município em situação de vulnerabilidade e também as que são atendidas por programas sociais. E então foi encaminhado ao setor de licitação e compras, o processo para a compra de mais cestas.
Por meio de um pedido emergencial, para que pudessem suprir a carência de produtos em estoque, as equipes da secretaria de Desenvolvimento Social realizaram a entrega de algumas cestas em caráter emergencial. E agora aguardam a efetivação da licitação para realizarem novos cadastros. O pregão eletrônico já foi realizado.
Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Thaís Souto, a equipe não deixou de atender a nenhuma família em estado emergencial e até o final deste mês estarão recebendo os pedidos das novas cestas. “Estamos trabalhando com muito empenho e respeito pela população de Tupaciguara. Não deixamos de atender nenhuma família em estado emergencial. Dentro desse período, realizamos um processo de compra direta, principalmente em função da pandemia. Mesmo com o número baixo de cestas que tínhamos em estoque, e sem o processo de licitação concluído, continuamos com o atendimento. Entendemos que as pessoas atendidas pela nossa Secretaria não podem esperar. Temos consciência de que nosso trabalho é de extrema importância. E estamos buscando de todas as formas atender às demandas”, informou a secretária.
As equipes de assistentes sociais organizaram planos de trabalho que contemplam ações através de visitas, quando foi constatado que usuários do PAIF – Programa de Atendimento Integral a Família, em função dos impactos causados pela pandemia, estavam sofrendo pela falta de atividades. A fim de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos anteriormente pelo setor, Kits sócio educativos foram entregues para crianças, jovens e idosos. O material tem por objetivo a realização de atividades remotas durante a quarentena, que são monitoradas pela equipe multidisciplinar do CRAS. Cada usuário participa de um grupo de Whatsapp, onde são feitos acompanhamentos e orientações para os beneficiados pelos programas.
Seguindo as determinações do Decreto Municipal 037/2021, as oficinas de artesanato e pintura, que eram realizadas de forma presencial, continuam sendo executadas de forma on-line, assim como as aulas de ginástica e zumba. Todas essas atividades são elaboradas por professores e instrutores para serem feitas em casa.
Os grupos de trabalho desenvolvidos através da Secretaria de Desenvolvimento Social continuam com o acompanhamento e a adaptação de atividades para forma digital. Enquanto o encontro físico estiver suspenso, as redes sociais e os vídeos colaboram com o processo de continuidade ao trabalho.
A Secretaria informou ainda que, dentro dos grupos de whatsapp, cada pessoa atendida pelos programas sociais pode contar com o acompanhamento de profissionais como psicólogos e assistentes sociais.
A equipe continua realizando abordagens para que sejam feitos os devidos encaminhamentos à rede socioassistencial, possibilitando acesso aos benefícios e aos serviços sociais.