Prefeitura faz balanço dos primeiros 100 dias de governo

Cidade Destaque
Prefeito Neto junto a Thais Souto, Secretária de Desenvolvimento Social, visitando as casas do Programa “Minha Casa Minha Vida”.

(Texto e fotos SECOM) A nova gestão municipal completou 100 dias de governo no último dia 04, com um balanço positivo nas atividades realizadas no município. Desde o início do ano, ela se dedicou ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, ao mesmo tempo em que desenvolveu outras ações importantes, em diversas áreas, como saúde, educação, assistência social e infraestrutura.
A gestão, que logo nos primeiros dias enfrentou muitas dificuldades, como um valor exorbitante de restos a pagar com fornecedores e funcionários, e ainda os impactos econômicos e sociais da pandemia, avançou consideravelmente na organização e na solução desses problemas.
No combate ao coronavírus, destaca-se a vacinação, iniciada no dia 20 de janeiro. Mais de 5 mil doses da vacina já foram aplicadas (somando primeira e segunda doses), nos grupos prioritários dos trabalhadores da saúde, em pessoas acolhidas em instituições de longa permanência (ILPIs) e em idosos a partir dos 65 anos. Também foi intensificada a testagem para Covid-19. A Prefeitura investiu em testes RT-PCR, exames para a detecção do vírus de forma mais eficaz, contribuindo para que o município tivesse um controle maior dos infectados. No Hospital Municipal, foram abertos 22 leitos de enfermaria para casos de Covid-19 de média complexidade.
As ações contra o vírus ainda englobaram: vistorias em estabelecimentos para a verificação do cumprimento das medidas qualificadas; apuração de denúncias recebidas via Disk Denúncia; desinfecção de áreas públicas; ações de conscientização; suspensão das atividades administrativas presenciais nas repartições da Prefeitura, nos graus de risco alto e extremo para Covid-19, dentre outras medidas. Todas foram orientadas pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Coronavírus em Tupaciguara.
Como forma de reduzir o impacto econômico e financeiro causado aos contribuintes (empresas e pessoas físicas) pelo agravamento da pandemia, a Prefeitura prorrogou prazos e alterou condições de pagamento de tributos e taxas.
Na área da educação, as escolas municipais foram preparadas para a retomada das aulas, no modelo de ensino híbrido, através de uma plataforma educacional. Os profissionais de diversas áreas que atuam nas unidades receberam capacitações para a volta às aulas no contexto da pandemia. Foram desenvolvidos projetos com o objetivo de promover espaços de estudo e escuta para alunos e servidores. Também foi feito um investimento em tecnologia, a partir da aquisição de tablets e pacote de dados que vão permitir aos alunos melhor desempenho nas aulas remotas. Além de disponibilizar a plataforma digital, a Prefeitura distribuiu os Planos de Estudos Tutorados (PETs).
No Desenvolvimento Social, foram distribuídas cestas com produtos de alimentos e higiene a famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas pela Secretaria Municipal. Para reforçar as ações de segurança alimentar no período da pandemia, foi lançada a campanha “O Amor Alimenta”, que incentiva empresas e pessoas físicas – inclusive as pessoas que estão sendo vacinadas contra a Covid-19 – a realizarem doações de alimentos. A Secretaria de Desenvolvimento Social também trabalhou na desburocratização do processo de entrega das 116 casas populares em construção no Bairro Parque dos Bem-Te-Vis.

Realização de um dos trabalhos da operação “tapa-buracos”

A Secretaria de Meio Ambiente tem intensificado o trabalho de limpeza urbana, incluindo o mutirão de coleta de entulhos, em parceria com a iniciativa privada. Praças e áreas públicas ganharam serviços de revitalização e zeladoria, incluindo intervenções que contribuem para deixar a cidade mais bonita.
Obras de infraestrutura na Praça de Esportes Governador Bias Fortes e na Quadra Poliesportiva do Povoado do Brilhante avançaram. O Centro de Eventos “Chico do Pim” e a pavimentação no Bairro Cinthya foram concluídos. Diversos serviços de manutenção foram feitos em várias regiões da cidade, como a operação “tapa-buracos”, que recuperou a malha asfáltica urbana.
Estradas Vicinais receberam patrolamento, permitindo melhor acesso e escoação agrícola. A Horta Municipal também foi retomada e está sendo preparada para a doação de verduras às famílias em situação de vulnerabilidade.
O Programa Cidade Empreendedora, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, vai fomentar ações de empreendedorismo em parceria com o SEBRAE. Tupaciguara foi a primeira cidade mineira a aderir ao programa, que vai contar também com a Sala do Empreendedor, local de suporte e capacitação a micro e pequenas empresas do município.
No Esporte, foi realizada a manutenção no campo do SESI e a limpeza da piscina. Atletas locais, das modalidades de futebol e ciclismo, também receberam incentivo. Projetos sociais em parceria com setor privado e associações esportivas também tiveram destaque nas ações da pasta.

Avanço nas obras da Praça de Esportes Governador Bias Fortes

“Esses primeiros 100 dias da nossa gestão foram de trabalho intenso, como não poderia deixar de ser. Estamos enfrentando a mais grave crise deste século, uma batalha contra um inimigo invisível que já ceifou muitas vidas e tem afetado muito duramente a saúde pública e a economia. Mesmo com as limitações e os desafios que essa conjuntura impõe à gestão pública, conseguimos avançar com melhorias em muitas áreas e fazer algumas entregas importantes para a população. Nosso desejo é de que a vacinação contra Covid-19 avance, para que nossa cidade supra a perda de tantas vidas e possa ir retomando o seu ritmo normal, em todos os setores”, avaliou o prefeito, Francisco Neto.