Toda Tupaciguara se sente envaidecida e orgulhosa quando um de seus filhos se destaca nacionalmente pelo esforço, dedicação e esmero próprios, dentro das atividades que realiza profissionalmente. Esse mérito cabe a FERNANDO ASSUMPÇÃO BORGES.
Fernando Borges, como assim sempre foi chamado, é um tupaciguarense nato, que fez o ensino primário em escolas da cidade, até o curso ginasial no então Ginásio Tupaciguara, quando buscou seguir seus estudos na cidade de Uberlândia, onde se formou em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Uberlândia, com MBA Executivo pela COPEPAD/UFRJ, bem como participou do Programa de Gestão Avançado no INSEAD (França). Destaca-se, ainda, na sua profissionalização, uma experiência de 38 anos como funcionário da Petrobras, tendo nesta empresa ocupado as funções gerenciais: Gerente de Reservatório na Bacia de Campos e na Bacia de Sergipe-Alagoas, Gerente Geral da Unidade de Negócios UM-SUL, Gerente Geral de Produção de E&P, Gerente de Projeto do Campo de Gás de Mexilhão na UM-RIO, Diretor de E&P da Petrobras Bolívia, Gerente Geral de Operações de Poços da Petrobras Internacional, Gerente Geral de Sondas Offshore na área de Construção de Poços Marítimos do E&P da Petrobras e Gerente Geral de Implantação de Projeto Libras. Fernando, desde abril de 2016, atuou como Gerente Executivo na companhia, tendo ocupado inicialmente a Gerência Executiva de Libras e, a partir de 2019, tornou-se Gerente Executivo de Relacionamento Externo, posição que ocupou até o presente momento.
Outros pontos positivos na carreira brilhante de Fernando Borges foi a ocupação de cargos estratégicos e de grande responsabilidade na Petrobras, destacando que, de abril de 2016 a março de 2020, ele exerceu a função de Diretor do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível, assim como, neste mesmo período esse tupaciguarense de sucesso exerceu a função de Diretor da Associação Brasileira de Empresas de Exploração e Produção de Petróleo e Gás (ABEP), por indicação da Petrobras.
Outro destaque na vida profissional de Fernando Borges é que ele é autor de vários trabalhos tendo como ênfase: “Bacia de Campos – 25 anos de Produção e sua Contribuição para a indústria Petrolífera”; “Teste de Formação em Ambiente Severo HPHT” e “Teste de Formação em Águas Profundas Brasileiras”.
Esse é um dos “tupaciguarinhas” que se enveredou nos estudos e que sempre buscou do seu interior a pujança de uma pessoa que, desde a sua infância, vislumbrou um futuro pautado nos estudos, na sede do saber e, acima de tudo, conseguiu alcançar um sucesso profissional almejado por muitos, mas alcançado por poucos.
Fernando Borges é filho de José Ferreira Borges (o saudoso médico Dr. Juquinha) e de Zélia Assumpção Borges, de quem herdou a perseverança no que realiza, não se esquecendo de seus princípios de humildade e reconhecimento daquilo que lhe fazem. Fernando tem como irmãos: Maria Cristina, Eliana e Marcelo. Bem como é sobrinho dos casais: Francisco Ferreira Borges Sobrinho e Dinorá; Ovídio Ferreira Borges e Suzana.
Com certeza, Fernando Borges, hoje com 61 anos de idade, é um orgulho para Tupaciguara! E este orgulho se tornou ainda mais intenso com a recente realização da cerimônia de posse do Fernando para o cargo de Gerente Geral de Exploração e Produção da Petrobras. Segundo informações levantadas, Fernando e mais sete diretores estão logo abaixo do presidente da Petrobrás, na hierarquia da empresa. Ele alcançou um dos mais alto posto dentro das suas atividades, por esforço, capacidade e muito profissionalismo.