Artista visual expõe obras em praça pública de Tupaciguara

Cultura Notícias

Tupaciguara pôde ver de perto, de sexta-feira (02) à domingo (04), na praça João de Barros Ferreira, a exposição do trabalho da artista visual Rhayani Paschoalim. Destaca-se que a arte visual engloba tudo aquilo que é produzido e que não está na esfera física do objeto, como as expressões de cor e forma artísticas que envolvem o corpo do artista, a sua própria atuação e externalização de sentimentos.
O conjunto das obras apresentadas por Rhayani, que recebeu o nome de “Joana Darc o nome verdadeiro” em homenagem a sua mãe, que é tupaciguarense, conquistou inúmeros elogios por parte de entendedores do que ali foi exposto, assim como daqueles que vislumbraram a disposição das cores e dos traços utilizados pela artista, que é natural de Jandaia do Sul-PR, que a cada dia vem se destacando no mundo da pintura.
Toda a mostra só foi possível graças ao recurso da Lei Aldir Blanc de apoio à cultura – é como ficou denominada a Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, elaborada pelo Congresso Nacional, com a finalidade de atender ao setor cultural do Brasil, maior afetado com as medidas restritivas de isolamento social impostas em razão da pandemia de Covid-19.
Segundo Rhayani, a exposição colocada à visão dos tupaciguarenses é resultado de um conjunto de técnicas artísticas que no seu trabalho vem representada por meio de diversas pinturas femininas. De acordo com relatos de Rhayani, ela busca preencher os espaços por onde passa, destacando as cores em seus quadros, bem como contemplando-os com formas e traços contemporâneos, por meio de pinturas em papel, com cores vivas em aplicações que passam pelo giz pastel, tinta acrílica e nanquim.
Rhayani agradece a cada pessoa que esteve na praça, visitando sua exposição, bem como, com certeza, leva de Tupaciguara a impressão do reconhecimento da terra natal de sua mãe pelo seu trabalho.