Secretário de Saúde de Minas aguarda confirmação do Governo Federal sobre necessidade do reforço contra a covid-19
Pablo Nascimento, do R7 – O Governo de Minas Gerais estima que, caso seja aprovada, a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 deve ser iniciada pelos idosos e pessoas com comorbidades, assim como ocorreu no início da campanha.
Sem cravar datas, Fábio Baccheretti, secretário de Saúde de Minas Gerais, diz que aguarda definições do Governo Federal sobre o assunto para emitir novas orientações no Estado.
— Com a vacinação dos adolescentes com a Pfizer, o Ministério da Saúde deve começar a discutir a terceira dose depois de setembro. Eles que vão definir as exigências, como será feito e com qual vacina. Caso aprovada, a terceira dose deve ser destinada, em primeiro momento, aos idosos que têm resposta imunológica menor não só para a covid-19, assim como as pessoas com comorbidades. Ambos grupos tomaram a vacina a mais tempo. Este é o caminho que estamos vendo em outros países.
Baccheretti calcula que Minas Gerais deve começar a vacinar os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos a partir de setembro, após concluída a aplicação da primeira dose em toda a população adulta. Até o momento, 18 cidades mineiras já concluíram o atendimento aos moradores com mais de 18 anos.