Clientes reclamam de fraude em pagamento por aproximação

Economia Notícias

Vítimas de furtos e roubos afirmam que instituições se recusam a fazer o estorno, segundo Proteste

 

Por Nathália Larghi, Valor Investe – Você se sente seguro ao fazer um pagamento por aproximação? Na modalidade, basta encostar o cartão na maquininha que a compra é feita, sem a necessidade de senha. O problema é que muitos consumidores têm reclamado que seus cartões foram furtados e os bancos não devolveram as quantias gastas em compras desse tipo, segundo informações da entidade de defesa do consumidor Proteste.
De acordo com a entidade, os consumidores relatam que quando recorrem às instituições financeiras, eles recebem a resposta de que “elas não fazem estorno de compras realizadas nessa modalidade”.
Para evitar que golpistas furtassem e usassem os cartões de terceiros, foi especificado que os pagamentos nessa modalidade deveriam ter um limite de transação de até R$ 50, podendo mudar de acordo com cada banco. Porém, no final de 2020, a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) aumentou o limite para R$ 200.
“Apesar disso, a Proteste recebeu reclamações de consumidores que registraram compras feitas por terceiros com valores de mais de R$ 500. Ao darem conta do furto ou do roubo, os consumidores, além de fazerem o boletim de ocorrência, procuraram imediatamente as instituições bancárias, que representam os cartões, pedindo o bloqueio imediato”, afirma a entidade em nota.
Ainda de acordo com a Proteste, alguns consumidores tiveram parte do valor estornado e outros receberam a devolutiva de que a instituição não faz o estorno dessas compras.
“Deixar que o consumidor arque com os prejuízos de uma compra realizada por terceiros, de forma indevida, é considerado uma prática abusiva de acordo com o artigo 39, do Código de Defesa do Consumidor, uma vez que é responsabilidade das instituições financeiras colocarem meios de pagamentos diversificados e seguros no mercado”, afirma a Proteste.