Incêndio de grandes proporções toma conta de canavial ao lado da BR-365, próximo de Xapetuba, na divisa de Uberlândia e Tupaciguara.
Fotos: Henrique Mendes – Um incêndio de grandes proporções tomou conta de um canavial localizado na divisa dos município de Tupaciguara e Uberlândia. A lavoura de cana foi totalmente tomada pelo fogo que ficou fora de controle, dada a sua magnitude.
Quem passava pela BR-365, próximo ao trevo de Xapetuba, se assustava com as proporções do fogo, dada a quantidade de palha seca que se criou nos canaviais, em decorrência do tempo seco e da longa estiagem que assola a região, onde se concentra grande área de cana plantada.
A probabilidade novos focos de incêndio não está descartada, principalmente nos canaviais localizados às margens de rodovias, onde motoristas desavisados ou mal-intencionados lançam bitucas de cigarro acesas nos canaviais ou pastagem e o vento que está com velocidade destacada complementa o início do fogo.
Autoridades ligadas a defesa do meio ambiente, assim como o Corpo de Bombeiros solicitam mais cuidado quando o transeunte de rodovias for jogar fora o resto de cigarros acesos ou qualquer produto de origem de vidro, sendo que este último, como a incidência do sol quente como se encontra, pode se tornar um gerador de alta temperatura e também iniciar um incêndio em pasto ou canavial.
Todo cuidado é pouco nesta situação. Um ato impensado como este, que pode ter acontecido neste incêndio, irá gerar sérios ricos e grandes prejuízos.