Como grande anfitriã que é, a prefeita de Estrela do Sul, Dayse Maria Silva Galante, soube muito bem recepcionar os participantes da reunião itinerante de prefeitos da Associação dos Municípios do Triângulo Norte e Alto Paranaíba – AMVAP, dentro do programa “Amvap nos Municípios”.
(Por SECOM) O evento contou com total apoio da Câmara Municipal, por meio do seu presidente Roberto Carlos Carneiro, que gentilmente cedeu o auditório daquela Casa de Leis para recepcionar com conforto e comodidade todos os participantes. Estiveram presentes os municípios de Araguari, Campina Verde, Canápolis, Cascalho Rico, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Santa Vitória.
A prefeita Dayse, como sempre carinhosa e afável com todos aqueles que chegam a Estrela do Sul, fez a abertura da reunião, destacando que era com grande prazer que o povo estrelassulense estava recebendo todos os visitantes que, de uma forma cordial e com muita alegria, regozijava por tão importante evento que o município recebeu.
Tomada de muita emoção a prefeita Dayse fez questão de se dirigir aos presentes, para agradecer aos comerciantes do município que, de forma direta, em muito contribuíram para que a reunião acontecesse. “A agregação de esforços para que a recepção estivesse à altura dos meus colegas prefeitos e das autoridades e personalidades que participaram da reunião, foi necessário que se empregasse a máxima de que ‘a união é que faz a força’ em prol de uma união coesa que tem um só objetivo: o desenvolvimento da nossa região. Agradeço a presença do Sebrae que sempre traz, onde participa, novas propostas de melhorias de vida aos munícipes e projetos que sempre contribuem com a melhoria administrativa dos municípios. Por fim, agradeço aos nossos servidores que, por meio de um trabalho organizado e muito produtivo, prepararam o ambiente da reunião com extrema maestria para recepcionar bem os nossos visitantes. O que posso afirmar é que estou extremamente feliz pelo grande sucesso alcançado pela reunião da AMVAP em nossa cidade”, disse a prefeita.
Em sua fala de abertura o presidente da Amvap e prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano, agradeceu aos demais prefeitos pela larga adesão aos encontros itinerantes implantados no segundo semestre da atual gestão e destacou a importância da qualificação por meio da troca de experiências na gestão pública municipal.
“Nossos municípios têm o privilégio de poder trocar experiências, de unir esforços, por meio de uma instituição sólida como a Amvap. Chegamos até aqui, com 40 anos de história, porque caminhamos juntos e é assim que a nossa região cresce e se desenvolve, com a união entre nossas cidades”, disse o presidente da Amvap.
A prefeita anfitriã, Dayse Maria Silva Galante, apresentou aos prefeitos presentes diretrizes de alinhamento do município com instituições de ensino superior da região e com isso destacou a importância da qualificação para o desenvolvimento local. Um
desses alinhamentos é a reforma e adaptação da escola municipal Professor Jacó Batista do Amaral, que teve ontem a ordem de serviço concedida para a execução das obras. Destaca-se, por sinal, que pelo projeto a escola irá ficar linda e extremamente funcional e, com certeza, irá cumprir plenamente seus objetivos porque, como mesmo afirmou a prefeita Dayse: “De nada vale uma linda construção se no seu interior não existir amor. Eu tenho certeza de que todos os cidadãos de Estrela do Sul colocam ali muito amor”. Depois foi apresentado um vídeo sobre a escola e a prefeita recebeu demorados aplausos, tendo em vista o reconhecimento de todos pelo excelente trabalho que a administração do município está realizando.
Para a Amvap, os encontros nos municípios, de forma itinerante, promovem uma agenda estratégica regional, como forma de fomentar o desenvolvimento por meio da interação entre os gestores. A palestrante do Sebrae, Andréa Salerno, também abordou na reunião a importância do compartilhamento de experiências de sucesso nos municípios. “É por meio dessa articulação que o município vai alcançar conquistas positivas”, disse Salerno.
Após a reunião, a Prefeitura de Estrela do Sul ofereceu aos presentes um delicioso café. Prefeitos, autoridades, personalidades e populares presentes teceram inúmeros elogios pela organização e realização do evento, destacando a incrível montagem de um sombreiro (nome dado a uma cobertura feita de folha de palmeira) utilizado pelos garimpeiros (representados por três jovens da sociedade), nos anos de 1.950, para se protegerem das ações do tempo, enquanto garimpavam no Rio Bagagem. Um quadro que foi muito bem montado por funcionários da Prefeitura.