Com total apoio da embaixada do Brasil em Mali, bem como com organização da embaixada do Mali no Brasil, está em visita a Minas Gerais e outros estados da federação uma missão comercial, integrada por empresários daquele país, situado na África Ocidental. Mali se encontra a sudoeste da Argélia, possui uma área territorial 1.240.000 km² e é o 23º maior país territorial do mundo. De acordo com o Banco Mundial, Male tem atualmente uma população estimada em 20,25 milhões de habitantes, que é formada por uma mistura de muitos povos diferentes que se fixaram por lá. A economia do Mali confina a sua atividade basicamente à área irrigada pelo rio Níger e o país em si está entre os mais pobres do mundo.
Destaca-se que graças ao excelente trabalho de contatos realizado pelo presidente do Codem de Tupaciguara, Gilberto Machado, Tupaciguara foi incluído no roteiro de visita da missão, que estará na cidade no próximo dia 13. A presença dos 22 integrantes da delegação oportunizará uma rodada de negócios, networking e prospecção, com empresários locais. O encontro se dará no centro de eventos do Capitu e um dos assuntos que receberá mais atenção, sem dúvida alguma, será sobre o agronegócio tupaciguarense. Os interessados em participar do encontro deverão fazer suas inscrições antecipadamente pelo link: https://forms.gle/kAn4qzSzvafnanaK7
Segundo Gilberto Machado, um dos principais propulsores da visita da delegação de Mali a Tupaciguara, esta é uma excelente oportunidade para que produtos produzidos em Tupaciguara possam ser exportados àquele importante país africano, o que, como mesmo disse Gilberto, abrirá caminho para uma expressiva injeção de investimentos e melhorias da economia do município.
Em documento expedido pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário da República do Mali, Mamadou Macki Traore, está sendo solicitado que sejam concedidas facilidades e assessoria para que a missão econômica e comercial de empresários malineses consiga amplo sucesso nas parcerias que serão construídas com empresários e produtores rurais de Tupaciguara, o que, com certeza, irá fomentar oportunidades, para trazer investidores e parceiros daquele país a Tupaciguara.