(Henrique Mendes) Na noite do último dia 08 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria e encerramento do Ano de São José, a igreja de Nossa Senhora da Abadia, da cidade de Uberlândia, recebeu, do Bispo Diocesano Dom Paulo Francisco Machado, o título de Santuário Diocesano, em solene celebração eucarística concelebrada pelos padres e diáconos das 09 cidades que formam a Diocese de Uberlândia-MG.
De acordo com as normas e regras da Igreja Católica, Santuário: “É uma igreja ou outro lugar sagrado. Onde os fiéis, em grande número, por algum motivo especial de piedade, fazem peregrinações, com a aprovação do Ordinário local.” (cf. cân. 1230). Somente o bispo diocesano pode conferir este título a uma igreja de sua diocese considerando os requisitos expressos. A partir de agora, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Abadia de Uberlândia-MG deve seguir uma série de recomendações litúrgicas e pastorais próprias de um Santuário dentre as quais de ter Brasão próprio.
O Brasão do Santuário Diocesano foi elaborado pelo artista tupaciguarense professor Leonel Martins de Araújo (foto destaque), que desde 2014 dedica-se ao estudo da Heráldica, arte surgida na Europa durante a Idade Média entre cavaleiros, nobres e clérigos e que tem por objetivo identificar famílias, pessoas e organizações utilizando-se de formas, cores e símbolos.
“Ter um trabalho meu identificando um Santuário é um privilégio. Quando fui procurado pelo padre José de Anchieta para confeccionar o Brasão senti o peso desta responsabilidade, mas ao mesmo tempo tudo aconteceu de maneira muito tranquila pela confiança a mim depositada”, descreveu o artista tupaciguarense que já realiza essa arte de brasões há muito tempo e tem sido procurado por diversas igrejas e sacerdotes.
O professor e artista Leonel Martins tem em seu currículo vários estudos sobre a confecção de brasões, a Paróquia Nossa Senhora da Abadia de Tupaciguara tem seu brasão criado pelo artista local, além do símbolo comemorativo dos 150 anos de criação da paróquia celebrado no ano de 2020. Não somente de paróquias, mas o artista também estuda e cria os brasões das famílias entre outras artes sacras. Quer conhecer mais sobre o artista, acesse sua rede social, instagram: @leonellusmartinus