Cidadãos tupaciguarenses reclamam da falta de teste para a Covid 19

Notícias Saúde

Chegou a nossa redação várias reclamações de pessoas que foram procurar o teste para a Covid 19, na Policlínica Municipal, e não conseguiram, porque a alegação dos servidores do setor é que os testes existentes estavam destinados a pessoas específica e que o Estado não estaria fornecendo teste suficiente para atender a alta demanda, em decorrência do grande aumento de gripe e da propagação da Covid. Diante do quadro, a secretaria de saúde achou por bem direcionar os teste existente para pessoas com grau de risco de contaminação mais elevado e que só seriam testadas pessoas que passassem pela consulta médica e quando o médico achar necessária a realização do teste. Diante da necessidade e com o pedido feito pelo médico atendente, os teste estão sendo realizados.
Fomos informados de que, desde a semana epidemiológica (SE) 40 de 2021, houve uma tendência crescente de casos de covid-19 em vários países da Europa e, mais recentemente, na Região das Américas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, em Minas Gerais, a média móvel de casos confirmados passou a elevar-se a partir da SE 52 de 2021. Concomitante o aumento de casos de covid-19 no estado, após ser confirmada a presença da Ômicron nos municípios mineiros, ainda em 2021 foi expressivo, o que fez com que, rapidamente, a variante tem se tornasse predominante em todos os municípios mineiros. Simultaneamente, tem sido identificado aumento dos casos de influenza (gripe), principalmente devido à Influenza (H3N2). Nesse sentido, o Estado alertou sobre o aumento exponencial da demanda pela realização de testagem, causando escassez de insumos laboratoriais e exames de diagnóstico em quase todos os municípios de Minas.
Um alerta foi dado sobre o desabastecimento de insumos para testes de covid-19. Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) recomendou às Secretarias Municipais de Saúde que tomem as medidas adequadas para a utilização racional dos testes de diagnóstico e, assim, assegurar a sua provisão, tanto para a vigilância quanto para a atenção médica.
Procuramos a secretária de saúde do município, Luciana Euqueres, e ela informou que esta medida de controle extrema só está sendo tomada em decorrência do grande número de pessoas que aparentemente estão com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que buscam a realização do teste, sem a indicação médica.
“Vale ressaltar que temos o teste antígeno covid 19 e que o mesmo está sendo realizados em paciente com síndrome respiratória aguda grave, profissionais de saúde, gestantes e pacientes que serão transferidos para outro município”, disse a secretária.