O Jornalista Divaldo Rosa lançou, na noite na última segunda-feira (21), o livro biográfico “Divaldo Rosa – O Homem que ousou mudar o seu Destino”. O evento aconteceu na badalada Churrascaria São Judas Tadeu, no tradicional bairro da Penha, Zona Leste de São Paulo, e contou com a presença de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, de diversos deputados federais e estaduais, vereadores, secretários, subprefeitos, além de mais 350 lideranças na Zona Leste, constituindo-se em um dos maiores acontecimentos políticos dos últimos anos daquela região paulistana.
O livro biográfico conta a história de vida do tupaciguarense Divaldo Rosa (vulgo Bazé), um menino pobre que nasceu em 1958 e viveu na cidade mineira até os seus 15 anos. Divaldo, mais conhecido em Tupaciguara pelo apelido Bazé, estudou no antigo Grupo Escolar Arthur Bernardes, G.E. Clertan Moreira do Vale e cursou até a 8ª série na E.E. Sebastião Dias Ferraz, quando saiu para se aventurar sozinho em São Paulo.
Filho de uma família totalmente desestruturada, onde não conheceu o pai e a mãe era alcoólatra, Bazé teve suas irmãs adotadas por famílias de Uberlândia e São Paulo e ficou perambulando pela cidade. Ele matava a sua fome, fazendo um tour culinário por várias casas de Tupaciguara, em especial nas casas da família Tavares. Só ia para a sua casa, já tarde da noite, apenas para dormir. Aos 12 anos, já na puberdade, Bazé ganhou o seu primeiro lar, ao ser convidado para morar na casa da professora Maria das Dores e José Libério, onde teve a alegria de ter uma casa digna para morar.
A história do Bazé, que se aventurou em São Paulo para encontrar uma chance de mudar a sua vida, é recheada de emoção e mostra como um jovem pode vencer sozinho na vida e se tornar um cidadão respeitado em uma grande metrópole como São Paulo. Pelo menos metade do livro retrata a vida do menino Bazé em Tupaciguara.
O jornalista tem a reputação de ser um dos mais importantes profissionais da área da comunicação da Zona Leste, uma região da cidade de São Paulo com mais de 4.5 milhões de habitantes. Há mais de 28 anos, Divaldo Rosa (Bazé) é diretor fundador do Grupo Acontece de Comunicação, com 4 jornais impressos, uma revista, o portal de notícias Acontece Agora online (www.aconteceagora.com.br) e mais de 260 mil seguidores em suas redes sociais.
“Decidi contar a minha história de vida e escrever um livro para servir de referência para milhares de jovens que passam pelas mesmas privações e provações que eu passei. Vou distribuir o livro impresso gratuito e em breve disponibilizarei a versão digital gratuitamente. O meu único propósito é que este livro traga esperança a jovens que passam ainda hoje pelas dificuldades que eu passei, para que eles nunca desistam de lutar por uma vida melhor”, disse Divaldo Rosa.
Para o ex-vereador, ex-deputado estadual e federal e ex-secretário geral da CBF, Walter Feldman, o lançamento desse livro mostra o lado agregador do Divaldo Rosa, que é uma figura histórica da Zona Leste. “Sinto-me lisonjeado em ter sido escolhido para assinar o prefácio do livro, pois ao lançar esse material, o Divaldo passa a se destacar da maioria das lideranças políticas que, às vezes, não registra os seus feitos, e o Divaldo, com o lançamento desse livro, cumpre esse papel, citando a sua superação de vida, da infância sofrida até a sua vida adulta, e hoje, se tornando não só um empresário, dono de um dos jornais mais importantes da Zona Leste, mas também uma liderança ativa na região”.
O Deputado Federal e Presidente Nacional do MDB, Baleia Rossi, fez questão de participar do evento em razão do Divaldo Rosa ter sido um militante muito ativo do MDB. “Para mim está sendo um prazer reencontrar o Divaldo, que participou das fileiras do MDB no período do Governador Quércia e, mais ainda, por ele estar lançando esse lindo livro que conta a sua história de vida. O livro retrata a vida do menino Bazé no interior de Minas, até enfrentar sozinho a vida de migrante em São Paulo. A sua história de vida é um exemplo para todos nós, e, por meio do seu livro, mostra o verdadeiro caminho do sucesso, o caminho do trabalho, de acreditar no ser humano, e, principalmente, de superação diante das dificuldades”.
Segundo informação que nos foi passada pelo próprio Divaldo, em breve o ele pretende lançar o seu livro em Tupaciguara, em local e data a serem definido oportunamente.