A alegria e o sucesso dos dez dias de festa da ExpoCapitu 2022 se converteram em uma arrecadação recorde de alimentos para a cidade. As quase 150 toneladas obtidas durante a realização do evento irão beneficiar diretamente vinte entidades assistenciais e, indiretamente, centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social no município.
Na última quinta-feira, o presidente do Sindicato Rural de Tupaciguara, Armando Casanova, sua esposa Kátia Martins Moura, e vários diretores da entidade se reuniram para fazer a entrega das doações às entidades que se cadastraram previamente e trabalharam juntas em prol da campanha. Estavam presentes ainda o prefeito municipal, Francisco Neto, e os vereadores da Câmara Municipal – parceiros na realização do evento.
Foi destinado a cada uma das 20 entidades um lote de alimentos contendo: 180 fardos de arroz (com 25 kg cada); 29 fardos de açúcar (com 20 kg cada); 10 fardos de feijão (com 20 kg cada); 22 caixas de leite (com 10 litros cada); 06 fardos de macarrão (com 20 kg cada) e 13 caixas de óleo vegetal (com 30 litros cada). Caberá a essas instituições, que já realizam trabalho de cunho social no município, destinar os alimentos ao seu público ou às famílias que deles necessitem por meio da doação de cestas básicas.
As entidades cadastradas são: (1) Abrigo Espírita Hilda Vilela; (2) Amigos do Bem; (3) Associação Beneficente Jesus Pão da Vida; (4) Associação Aconchego Fraterno; (5) Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; (6) Casa da Amizade; (7) Casa Espírita Amor e Caridade; (8) CEAMI; (9) Centro Cultural Aganju Omy; (10) Centro de Convivência João Paulo II; (11) Centro Espírita
Amor e Fé; (12) Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo; (13) Centro Espírita Jesus de Nazaré; (14) Centro Espírita Joanna de Angelis; (15) Lions Clube de Tupaciguara; (16) Loja Maçônica Ação e Trabalho; (17) Loja Maçônica Independência; (18) Pastoral da Solidariedade; (19) Rotary Club de Tupaciguara; e (20) Sindicato Rural de Tupaciguara.
É importante ressaltar a seriedade com que foi tratada a distribuição do que foi arrecadado. Algumas das entidades beneficiadas se manifestaram acerca da possibilidade de não utilizarem a quantidade de alimentos a elas destinada, o que geraria um estoque que poderia estragar com o tempo, mas que seria de grande valia a outras com perfil diferente e que os usariam de forma mais imediata. Por isso, decidiu-se pela redistribuição de alguns itens de acordo com as especificidades dos atendimentos, e levando em conta a real necessidade de cada uma delas.
“Quando o Sindicato Rural propôs a doação de alimentos como forma do público presente à ExpoCapitu ajudar a quem precisa, não imaginávamos as proporções que essa campanha tomaria. A população tupaciguarense e também os cidadãos de outros municípios que prestigiaram o evento foram extremamente generosos. Por isso, temos que agradecer muito a todos. Essa foi mais uma prova de
que juntos somos mais fortes”, destacou o presidente do Sindicato, Armando Casanova.
Na tarde de entrega dos fardos de alimentos, Armando e sua esposa Kátia Moura não conseguiam esconder a felicidade por estarem reunidos para a ação. Ambos fizeram questão de ressaltar, em nome do Sindicato Rural e dos parceiros ligados diretamente ao resultado do evento (como Prefeitura e Câmara de Vereadores), que o que estava sendo distribuído não era fruto da organização de uma única entidade. “Foi um grupo harmonioso e extremamente dedicado de pessoas o grande responsável pelo sucesso da campanha. Sentamos com os dirigentes das entidades, conversamos, buscamos as melhores formas de proceder à arrecadação e à distribuição. A participação de todos foi importante”, lembrou Kátia Moura.
Ao final, fizeram uso da palavra o prefeito Francisco Neto e demais autoridades presentes, que fizeram questão de destacar o trabalho do Sindicato Rural de Tupaciguara, por meio de sua diretoria que tão bem está sendo presidida pelo Armando Casanova, com a contribuição e o trabalho incansável de sua esposa Kátia. “Quando a diretoria e eu assumimos o Sindicato Rural sempre tivemos claro que pretendíamos, sim, defender e trabalhar pelos interesses dos ruralistas. Mas sempre tivemos como um dos nossos objetivos dedicar esforços em prol da população carente do município. Por isso, esse momento está sendo tão gratificante para todos nós”, reafirmou Armando Casanova.