Escola Estadual de Ensino Médio promove visitas técnicas

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Chegada dos estudantes à Bioenergética Aroeira

No dia 27 de abril, os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio, concluintes do curso médio integral e integrado ao Técnico em Açúcar e Álcool, realizaram uma visita técnica à Bioenergética Aroeira.
Na ocasião, os estudantes puderam visualizar na prática toda a teoria ministrada ao longo do curso, apreciando o funcionamento de uma caldeira, utilizando EPIs, conforme orientação do técnico de segurança do trabalho, reconhecendo equipamentos de laboratório e suas funções, enfim, vivenciando uma amostra do cotidiano de uma empresa sucroalcooleira.
Já no último dia 24, os alunos do curso médio integral e integrado ao Técnico em Celulose e Papel realizaram uma visita à multinacional LD Celulose S.A., a qual é uma joint venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Duratex, formada para implantar uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo.
Com investimento de R$ 5,2 bilhões, a empresa, que está localizada no Triângulo Mineiro, teve suas atividades iniciadas em 2022 e irá produzir 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano. Segundo a LD Celulose, suas atividades vão além dos limites do Brasil, ultrapassando fronteiras e impactando na vida de milhões de pessoas em todo o planeta.

CESA – Centro de Educação Socioambiental

Na oportunidade, os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio, única em Minas Gerais a ofertar cursos técnicos nessa área, puderam conhecer a dinâmica de uma teoria trabalhada em sala de aula pelo corpo docente. Além disso, a escola acredita que, ao proporcionar oportunidades tangíveis como essa, é possível fazer a ponte entre o estudante e a sua profissão.
Com a dinâmica de visitas técnicas, a Escola preza por uma formação profissional de excelência, desenvolvida pelos cursos técnicos e que busca assegurar espaço e tempo no currículo para articular os conhecimentos construídos nas diferentes disciplinas com a prática real do mundo do trabalho, a qual é capaz de fortalecer os vínculos entre educação escolar e o contexto social, além de manter relação com os conhecimentos teórico-práticos adquiridos durante todo o processo.