Neste domingo (21), foi realizado em Tupaciguara o Encontro do Congado e do Moçambique, no evento estiveram presentes reinados locais e da região para celebrações culturais e religiosas, se transformando em uma grande festa cultural na cidade.
Muitos não sabem a diferença do moçambique para a congada. Segundo informações levantadas, o moçambique é manejado por bastão e na congada são mais instrumentos, mas nos encontros todos estão no mesmo local, já que tanto um quanto o outro são de origem africana e, graças a dedicação dos aficcionados por esta herança deixada por antepassados, têm se mantidos firmes como um dos principais celeiros da cultura africano no país.
O Congado vem do termo congo, que significa congar, dançar. É uma memória que vem com os escravizados do antigo Reino do Congo, na África Central, com a essência de festejar algum momento. Já o Moçambique é uma dança folclórica de origem negra, sem enredo, praticada no Brasil nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, durante as festas religiosas do divino e folia de reis, entre outras.
A congada é um evento que faz parte do folclore brasileiro. Trata-se de um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo, com influências ibéricas no que se refere à religiosidade. Ele foi criado pelos africanos escravizados, que usavam a dança e o canto para aplacar a dor e a saudade de casa.
Em Tupaciguara, esta tradição é muito comum e sempre tem o apoio da prefeitura nas suas realizações, tendo em vista que toda a despesa de alimentação dos participantes fica por conta dos organizadores do encontro. Também o comércio e empresários de vários setores ajudam com doações às despesas decorrentes da festa. Esta tradição é muito comum em Tupaciguara e já é considerada um patrimônio material da cultura local.