O presidente do sindicato Rural de Tupaciguara, Armando Tófolis Rodrigues, fez questão de parabenizar pessoalmente o grande cavaleiro tupaciguarense, José Vieira, pela expressiva colocação alcançada no Barretão 2022, ao conquistar o relevante 4º lugar, na montaria cutiano (cavalo).
Segundo o presidente Armando, José Vieira, superou concorrentes de renome nacional e mostrou suas qualidades e capacidade na montaria cutiano, na qual se tornou especialista.
Para quem visita o parque do Barretão pode ver de perto o destaque do nome de José Vieira gravado no grande mural dos campeões do cutiano de Barretos. José Vieira conquistou o título de campeão da montaria no ano de 2003, quando estava na ápice de sua performance, o que lhe rendeu o reconhecimento dos organizadores desta festa e o destaque entre aqueles que galgaram o primeiro lugar da competição.
A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos nasceu graças a essa competição de montaria em cavalos, o que a tornou uma tradição daquela grande festa do rodeio brasileiro, não deixando de sediar as provas nem mesmo nos anos 90 quando as montarias em touro roubaram os holofotes. Hoje em dia, essa modalidade no Barretão conta com 30 vagas, sendo as 25 primeiras oferecidas aos peões que somaram os maiores valores de premiação na temporada, em provas das quais participaram. As outras 5 são disponibilizadas para participantes de competições parceiras dos organizadores.
As competições e a percepção da montaria em cavalos, como forma de se divertir, deram origem à primeira Festa do Peão do Brasil no ano de 1956, que hoje conhecemos como a famosa Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos e agora se tornaram uma das modalidades mais tradicionais dos rodeios ao redor do país.
“Quero, em nome do diretores do Sindicato Rural de Tupaciguara, entidade promotora da principal festa anual da agropecuária tupaciguarense, a Expo Capitu, na qual a montaria em cavalos sempre esteve presente e com destaque, dando abertura a todos os peões amantes deste esporte, com oportunidades importantes para crescer nesta montaria e levar a outros rincões o nome da nossa cidade. O Zé Vieira é esta pessoa: um peão dedicado e muito aplicado que se tornou destaque na montaria cutiano. Ao Zé Vieira deixo aqui registrado os meus cumprimentos, sempre na torcida para que o sucesso em suas futuras montarias seja pleno”, disse Armando.