Inaugurada a equoterapia em Tupaciguara

Cidade Destaque

Depois do um exaustivo trabalho de um grupo de dedicados cidadãos de Tupaciguara, foi possível trazer para a cidade a tão sonhada equoterapia, que está instalada e já em funcionamento no parque do Capitu.
Para quem não tem conhecimento do que é a equoterapia, ela é definida como sendo uma abordagem interdisciplinar para o tratamento de patologias que acometem aspectos físicos, emocionais e sociais. Com a sua aplicação, os estímulos promovidos na equoterapia são benéficos ao desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou em reabilitação.
A solenidade de inauguração do Centro de Equoterapia Capitu de Tupaciguara, que leva o nome da Camila abadia Borges Massuco, aconteceu no sábado (22), com a presença dos parceiros de suas instalações. Foram, realmente, momentos de intensa emoção e, principalmente, de conquistas, pois ali estava sendo alcançado um sonho que há muito vinha sendo idealizado pelo Armando Casanova, Kátia, Moacir Júnior, direção da APAE e pais de pessoas com deficiência locomotora, que necessitam deste tratamento por meio de estímulos somatossensoriais que em muito contribuem para a recuperação física e psicológica dos pacientes tratados pela equoterapia.
Como mesmo afirmou o Armando, foi um tempo de intensa luta para se alcançar esse objetivo. Destaca, ainda, que agora, é muito prazeroso ver em funcionamento esse novo tratamento funcional que passa a ser oferecidos incialmente ao alunos da APAE, mas que em seguida também será estendido, tanto para crianças, quanto a adolescentes e adultos d sociedade tupaciguarense, que são portadoras de deficiência e que para as quais seja indicado esse tipo de tratamento.
Segundo foi mencionado na solenidade, para se ter grandes conquistas com a equoterapia, torna-se necessário que se tenha um conjunto de fatores primordiais para que as ações sejam realizadas plenamente, como cavalo manso, dócil e treinado para fins terapêuticos e que as sessões sejam realizadas em companhia do treinador do cavalo e terapeuta de saúde como fisioterapeuta, psicomotricista ou fonoaudiólogo, tendo em vista que o tratamento é direcionado às necessidades do paciente por meio de diferentes exercícios durante a sessão.
Várias pessoas que estão intimamente ligadas a esta importante conquista, usaram da palavra e, com intensa emoção de todos, retrataram a importância da equoterapia para o sistema saúde em Tupaciguara.