Sob a crença de que a escola que a administração municipal de Tupaciguara quer é a escola que o município faz, a Secretaria Municipal de Educação de Tupaciguara – SME desenvolveu um trabalho que visa fazer das unidades escolares um ambiente que proporcione aos alunos da rede municipal uma escola viva, criativa, atraente e prazerosa, elevando sua autoestima para que possa atingir uma aprendizagem significativa.
Com este pensamento a SME desenvolveu o projeto “Feira do Conhecimento” por meio do qual se pretendeu trabalhar uma metodologia dinâmica, voltada para a pesquisa e produção ativa do aluno na construção do conhecimento.
Segundo foi justificado pelos organizadores, a “Feira do Conhecimento” constituiu-se em instrumento de importante intencionalidade pedagógica para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos e também como forma de ultrapassar os muros da escola, estabelecendo uma parceria entre escola e comunidade na construção do conhecimento.
“Entendemos que a aprendizagem integral, deve passar por três dimensões: aprender/saber pensar, ser e agir. Na Feira do Conhecimento foi possível perceber o processo e o resultado dos trabalhos feitos nestas três dimensões. Neste sentido, o foco do projeto foi de apresentar um trabalho pluri e interdisciplinar entre conteúdos curriculares, tendo como base a produção do conhecimento das diversas áreas, previstas no planejamento escolar”, disse a secretária da pasta Quênia Lourenço.
Na realização da feira, levou-se em consideração as atividades desenvolvidas no decorrer do ano letivo e na Feira do Conhecimento, os conteúdos foram conversar entre si, seja por compartilharem métodos ou por compartilharem temáticas de trabalho. Este foi um evento, realizado no fim do ano letivo, que mostrou que um de seus objetivos foi de socializar com as famílias o trabalho feito pelas unidades escolares durante o ano, na II Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, realizada no dia 16 passado. Na oportunidade, foram apresentadas as atividades desenvolvidas como parte da Feira do Conhecimento.
As atividades foram expostas em “stands”, subdivididos pelas áreas de conhecimentos: Feira Literária; Feira Matemática e Ciências da Natureza; Feira de Geociências; Feira Linguagens Humanas; Feira Olímpica; Feira Educação Integral; Feira Itinerários Formativos; Feira da Educação Infantil; Feira da Educação Especial e Feira de Gestão Pedagógica.