Por Jornal Plural – Aconteceu na manhã desta terça-feira, 17 de janeiro, uma videoconferência com representantes dos municípios de Itumbiara e Araporã e da concessionária Triunfo Concebra, para tratar da sinalização na entrada da ponte Ciro de Almeida, na BR-153, na divisa de Goiás e Minas Gerais.
A rodovia, uma das mais movimentadas do país, é duplicada na região de Itumbiara, porém enfrenta um gargalo enorme, com trecho de pista simples justamente na ponte Ciro de Almeida. Os motoristas de carga pesada que vêm de Minas, num declive acentuado, chegam na entrada da ponte em alta velocidade e deparam subitamente com o estreitamento da pista na entrada da ponte. No local, acontecem acidentes graves com frequência, que já ceifaram dezenas de vidas nos últimos anos.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, provocou a reunião e ao lado da prefeita de Araporã, Renata Borges, acionaram a Triunfo Concebra em busca de soluções. A reunião contou com a participação de Paulo Rodrigues (CDL), Egídio Guizetti (Sindilojas), Lauro Ferrão (ACISI), Ivan do Raio X (SMT), José Mário (Procuradoria), major Rafael do Carmo (5º BPM), major Fernando (6º BPM) e o delegado de polícia Vinícius de Castro Penna. Da concessionária participaram o supervisor de Operações Eric Camargo e o gerente de Engenharia Rafael Sacardo.
Ficou acordado que a Triunfo Concebra irá fazer melhorias na sinalização da entrada da ponte, com instalação de placas e pontos de alerta para os motoristas. No dia 26 de janeiro as autoridades farão uma vistoria no local para conferir o andamento dos serviços.
Para o prefeito de Itumbiara, a medida da concessionária, embora paliativa, irá contribuir para reforçar o alerta aos motoristas e evitar acidentes na ponte. Dione e a prefeita Renata Borges, estão tomando medidas para buscar a solução definitiva, que é a construção da segunda ponte. Dione já participou de audiências públicas da ANTT sobre a elaboração do novo edital de concessão da rodovia, para que seja incluída no plano de trabalho a obrigação da construção da ponte e que a concessionária assuma a responsabilidade pela manutenção das marginais da BR-153.