A prefeita de Araporã, Renata Borges, realizou, na manhã do dia 25, um encontro com representantes da imprensa para levar ao conhecimento de todos, informações pertinentes à comemoração dos 31 anos de emancipação político-administrativa do município e de alguns dos programas que a sua administração pretende implantar até o final da gestão, em 2024.
Todos os convidados foram recebidos para um café-da-manhã, no próprio gabinete da prefeita, aonde ela, com muita cordialidade e presteza, fez questão de, pessoalmente, dar as boas vindas a todos, destacando o prazer que ela estava sentindo por estar em reunião com aqueles que têm contribuído na divulgação do que Araporã tem realizado em benefício do seu povo, durante a sua administração.
Renata, após cumprimentar a todos, fez questão de passar aos presentes toda a programação elaborada para a comemoração do aniversário da cidade, destacando ponto-a-ponto os eventos realizados do dia 25 a 27 de abril (veja o quadro ao lado).
A prefeita fez questão de abrir um espaço na reunião para expor aos jornalistas o que virá de conquistas para Araporã, até o final de 2024, quando passará o comando do município ao seu sucessor, que ela espera que seja aquele que receberá o seu apoio, para que ele dê continuidade a sua gestão que por sinal tem sido muito elogiada em quase todo o estado de Minas Gerais, dado ao excelente trabalho que ela tem realizado no decorrer de quase duas administrações.
“O que eu tenho para terminar e entregar ao povo de Araporã neste ano de 2023, mesmo com uma queda expressiva na arrecadação de quase 2 milhões mensais, por conta do baixo valor do Valor Adicional Fiscal – VAF que é empregado na geração de energia por parte de Furnas, o que deve melhorar só em 2025, quando um novo VAF será aplicado, serão conquistas oriundas de recursos do próprio município”, disse a prefeita.
Mesmo assim, como passou Renata, o que está proposto dentro orçamento do município, será cumprido fielmente que será: o recapeamento das vias públicas dos bairros Palmeiras e Madri (licitação concluída); construção de um bloco de apartamentos e mais 31 casas (Essas construções serão realizadas com recursos do próprio município, sendo que 50% serão pagos pelos mutuários, por meio de financiamento); construção de uma estação de tratamento de esgoto (já em processo de licitação); reforma do Teatro Municipal (já licitado) e a construção de uma creche-lar para idosos de Araporã, onde idosos poderão ficar por período determinado. Na parte do lar serão abertas vagas para 50 idosos e para cerca de 100 idosos na creche, com estadia diária. “Quero fechar a minha gestão com o olhar voltado ao social da nossa cidade, buscando realizar ações que venham beneficiar diretamente as crianças, adolescentes e os idosos. Com certeza, iremos conseguir, porque tenho uma equipe de trabalho na administração que dá tudo de si em prol da população”, disse Renata.