Na terça-feira (1º), os policiais, sargento Henrique e soldado Freitas, em patrulhamento preventivo no local conhecido como Campo do Capão, tido na cidade como Zona Quente de Criminalidade – ZQC, por ser frequentada por elemento de má índole que também realizam o comércio de substância tida como crack e maconha, normalmente acontecido em uma faixa de mata no fundo do campo de futebol.
Diante da suspeita de que naquele local estaria sendo realizado o tráfico de drogas, a guarnição intensificou patrulhamento nas imediações, tendo em vista ter avistado usuários de entorpecentes saindo da mata. Cumprindo o seu trabalho, os policiais entraram em local estratégico na mata, quando depararam com um dos suspeitos, em desabalada carreira no meio de uma trilha. Na abordagem e busca pessoal realizada em G.S.F (21 anos) pelo sargento Henrique foi logrado êxito na localização da quantia de 17(dezessete) pedras de crack com o autor e no bolso de sua bermuda, foi encontrada a quantia de R$ 38,95, provavelmente oriundo da venda da droga.
Durante varredura na mata, os policiais encontraram com o autor, V.A.T.D., que acabara de comprar 02 (duas) pedras de crack. Em entrevista, ele confirmou aos PMs, dizendo que pagou R$ 6 reais ao autor que já estava preso. Segundo V.A.T.D. (46 anos), ele havia consumido ali mesmo a droga adquirida. Diante do exposto, foi dada voz de prisão ao autor G.S.F. sob a acusação de tráfico de droga, crime inserido art. 33, da lei 11343/06 e ao autor, V.A.T.D., pela prática do art. 28 da mesma lei 11343/06 sendo posteriormente conduzidos ao quartel PM onde ficaram o tempo necessário para registro do boletim de ocorrência dos fatos e em seguido transferidos à delegacia de plantão na cidade de Araguari.