Sabemos que há um aumento exponencial nos casos de autismo nos últimos anos. A APAE DE TUPACIGUARA se sente responsável com o município no sentido de assegurar os direitos destes indivíduos, possibilitando-lhes o acesso as avaliações e intervenções de acordo com a necessidade.
Preocupada com este público a APAE, juntamente com a sua equipe interdisciplinar, idealizado pela Professora Alessandra e embasado na capacitação continuada de vários profissionais desta equipe, inclusive a professora Juliana e vice-diretora Marielle, somada com as supervisoras, equipe de saúde e assistência social, apresentou o projeto “Trilhando Condutas” que está focado no único objetivo da amenização dos sintomas do autismo, partindo do embasamento teórico do Curso Norteando Condutas do Professor Facion.
Este projeto, que será ofertado no Contra turno da Escola, tentará como prioridade ajudar as famílias na convivência familiar e no entendimento das ações com as pessoas do Espectro Autista.
Ele será desenvolvido por meio de um mapeamento que implica em nortear, descrever e registrar sintomas que estão trazendo algum tipo de sofrimento para as pessoas que convivem com crianças e adultos com autismo. No entanto, serão levantados os comportamentos, de como amenizá-los e registrar a frequência e a intensidade desses sintomas, assim como aplicar as condutas corretas, procedimentos assertivos, para eliminação do comportamento que é a reposta do alvo final a ser buscado.
O recurso financeiro a ser aplicado no projeto virá do Fundo da Criança e Adolescente, doado pela Empresa Bioenergética Aroeira.
“Amor e o conhecimento, o elo que os liga, é a busca do conhecimento” – Facion.