O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Tupaciguara está executando umas das maiores obras de saneamento básico da história do município, com a construção de uma rede de captação com 12 km de novos interceptores de esgoto, que suportará uma vazão de tratamento de 150 litros por segundo. Esta capacidade supera a anterior registrada em 85 l/s. Com este novo investimento, o DAE conseguirá coletar todo o esgoto do perímetro urbano, lançando-o a 2,5 km fora da zona urbana, onde será construída as futuras instalações de tratamento.
A obra, segundo o DAE, atenderá toda a demanda do município e garantirá o suporte para um eventual aumento de 40% da população, além de resolver um problema que vem se arrastando por longos anos, o que tem sido motivo de recorrentes reivindicações por parte da população, que sofria as consequências, dada a proliferação de doenças como a dengue e verminoses, pernilongos, além do mal cheiro.
Ao todo foram investidos quase R$ 6 milhões, oriundos do CBH Paranaíba, Por meio da ABA (Associação da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari). O projeto faz parte do pacote de obras e ações que visam estruturar o município para os próximos 30 anos e está incluído no programa “Avança Tupaciguara”.
Os investimentos em infraestrutura e saneamento básico, por parte da atual administração, têm solucionado problemas sociais crônicos e proporcionado melhor qualidade de vida à população, contribuindo de forma direta para o sucesso do sistema de Saúde. A esfera econômica também é impactada de forma direta por essas melhorias, onde criam-se oportunidades para a atração de novos investimentos empresariais, principalmente no campo industrial.
“Estamos realizando um sonho, pois há muito tempo esperávamos pela rede de esgoto aqui no Bairro Cynthia. Agora, podemos ter condições dignas de moradia, evitar doenças como a dengue, que é muito comum aqui por conta das poças de água poluídas e vazamento das fossas sépticas. Tudo isso traz uma perspectiva de vida melhor não só para nós, mas para toda a população de Tupaciguara que assiste a uma evolução significativa da cidade” – Disse a moradora beneficiada com as obras, Andréia Almeida.