Por Henrique Mendes – Tupaciguara mergulhou no clima de festa, na semana passada. Entre os dias 31 e maio e 04 de junho, a cidade foi palco de uma das maiores feiras agropecuárias de todo o Triângulo Mineiro. Organizadas pelo Sindicato Rural de Tupaciguara, com produção de Xande Eventos e apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, a 39ª ExpoCapitu e a 28ª Festa do Peão levaram milhares de pessoas ao parque de exposições da cidade.
Os dois eventos, que tiveram o patrocínio master da Bioenergética Aroeira e Sementes Gurupi e contaram com o apoio financeiro de empresas locais e regionais, celebram o trabalho e a produção cultural daqueles que fazem girar a roda do agronegócio no município. Tradicionalmente, eles marcam as comemorações do aniversário de emancipação política da cidade. Além dos shows, foram realizadas exposição de máquinas, veículos e implementos agrícolas, provas de laço e de tambor, rodeio em touro e carneiro, baile para escolha da rainha e a tradicional cavalgada pelas principais ruas de Tupaciguara.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Sindicato Rural, Armando Casanova, lembrou que a entidade trabalha para oferecer aos seus associados acesso às novidades tecnológicas, ao conhecimento e às rodadas de negócios, o ano todo. Desta vez, o destaque foi para a inauguração da iluminação do Parque de Exposições com lâmpadas 100% LED. Uma reestruturação que está proporcionando economia de energia e mais segurança à comunidade e que foi possível graças a parceria entre Sindicato, Prefeitura e vereadores por meio da destinação de parte dos recursos das suas emendas impositivas: Moacir Junior, Cupim da Aroeira, Jerominho Enfermeiro, Sorriso, Professor Dalmo e Sargento Hildebrando.
Os preparativos para a festa começaram, ainda no dia 26, com o baile de escolha da Rainha ExpoCapitu e o show de Muryell Martins e Banda. No dia 27, ocorreu uma tarde animada com Som Automotivo. Já no dia 28, foi realizada a 13ª Cavalgada “Dimas Neves” que reuniu mais de mil cavaleiros e amazonas, e show com Vanessa e Henrique Mattos, e Jefferson Violeiro e Fernando. Na tarde deste mesmo dia, foi inaugurado o monumento à música “Telefone Mudo”. Localizado próximo ao Centro de Eventos, ele homenageia o tupaciguarense Franco, autor da canção que se tornou obrigatória nas rodas de viola em todo o país e é conhecido inclusive fora do Brasil.
Na véspera do aniversário da cidade, abertura oficial da Festa, a cantora Ana Castela entrou em cena e arrastou uma multidão para o parque, seguida por shows de DJ Francisco e Leo Moreira. No dia seguinte, aniversário da cidade, foi realizada a abertura com a Cia JR Rodeios e a companhia TOP 34. Depois, foi a vez da dupla Maiara e Maraisa entrar no palco e encantar a todos os presentes no parque. Em seguida, o tupaciguarense DJ Lipe comandou o som, até a entrada da terceira atração: US Agroboys. Na sexta-feira, aconteceu mais uma etapa do Rodeio Profissional e do Rodeio em Carneiro (para crianças). No palco principal, foi a vez da dupla Zé Henrique e Gabriel, DJ Lipe e, finalizando a noite, Naessa.
Na manhã do sábado, aconteceram as etapas classificatórias da Prova de Tambor e de Laço, que se estenderam até o meio da tarde. Já a noite foi marcada com as finais do rodeio em touro e das provas de laço, de tambor e do rodeio-mirim em carneiros. Depois, foi a vez de show com Pedro Libe, Pedro Augusto e Gondin e DJ Lipe. Finalizando a festa com chave de ouro, o domingo foi marcado com a sunset comandada pelos artistas Leo Moreira, Pedro Libe, e Pedro Augusto e Gondin, ficando o grand finale a cargo da dupla Bruno e Marrone.
Competições
Por mais um ano, Tupaciguara recebeu a prova de Rodeio Profissional com a organização da Cia JR Rodeios – Equipe Top 34. Desta vez, o grande campeão foi Gildasio Teixeira Guedes – 343,75 – Dolearina/MG; seguido por Jefferson Augusto Alves – 339,75 – Arcos/MG e Felipe Pacheco dos Santos – 171,50 – Tupaciguara/MG.
Na prova de Tambor, foram consagrados ganhadores em diversas categorias. Na Categoria Feminino: Gabriela Pereira. Na Aberta: Felipe Borges. Na Mirim: Elisa Ortega Tavares. Na Jovem: Elisa Ortega Tavares. Na Iniciante: Maria Cecília. Na prova de Laço “Team Roping Rodeo ExpoCapitu”, por sua vez, que contou com a presença de laçadores de renome nacional, os campeões foram Diogo Filho e Pedro Borges (cabeceiro e pezeiro). Já no Rodeio em Carneiro com as crianças, o campeão foi João Lucas Alves – 144 pontos.
O Sindicato Rural de Tupaciguara tem como missão representar, defender e orientar os interesses dos produtores rurais, objetivando o desenvolvimento do agronegócio com sustentabilidade e com respeito ao meio ambiente. É formado por uma diretoria e um conselho fiscal e seus suplentes, que sem qualquer remuneração, trabalham para a classe ruralista.
Conta com a seguinte diretoria: Armando Tófolis Rodrigues – Presidente; João Francisco de Nadai Fulaneti – Vice – Presidente; Emilliano Barros da Silva – Secretário; Maria Aparecida Gomes Rezende – Tesoureira; Suplentes da Diretoria: Leonardo de Oliveira Campos; Cláudio Martins Custódio; Guiomar Neves Sobrinho; Conselho Fiscal: Clisiomar Inácio Ferreira; Renato Martins Manzan; Fábio Lopes de Moura; Suplentes do Conselho Fiscal: Luiz Paulo de Castro; Dário Martins de Faria e Divino Martins da Silva.
“Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus por tudo, à minha família, à Kátia, minha esposa, aos meus filhos Sebastião Neto e Valentina, a todos meus amigos, à diretoria do Sindicato, ao Prefeito Neto e à primeira dama Thaís, a todos os vereadores, secretários municipais, a todos que trabalharam incansavelmente para a realização de mais uma ExpoCapitu. Foram incríveis esses dias. Eu gostaria de fazer um agradecimento especial também a todos os associados do Sindicato Rural que concederam mais um ano de mandato a mim e a toda a nossa diretoria. Isso vai nos permitir que ainda trabalhemos muito em prol dos produtores de Tupaciguara. Juntos Somos Mais Fortes”, finaliza o presidente do Sindicato Rural, Armando Casanova.