Por Henrique Mendes – Pelo terceiro ano, o grupo de dança Baillare representou a cidade de Tupaciguara no Festival de Quadrilhas da Ação Moradia em Uberlândia. Mas, esse ano, o grupo tupaciguarense trouxe para Tupaciguara a medalha de prata (segundo lugar na competição). A Festa Junina acontece todos os sábados e domingos do mês de junho, das 18 às 24 horas, na praça Sérgio Pacheco, na cidade de Uberlândia, com entrada gratuita. O Festival de Quadrinhas aconteceu no dia 10/06. Os jovens de Tupaciguara se uniram ao Prestenção Sô, de Uberlândia, e junto conquistaram essa premiação.
O Grupo de Dança Baillare já se apresentou em diversas ocasiões em Tupaciguara e região. Com mais de 8 anos de existência, os membros, com a coordenação do jovem Gabriel Santos e sua mãe Flaviana, estão sempre realizando eventos, como galinhada, caldos, para subsidiar essas apresentações, desde o deslocamento, lanches e figurinos. Mesmo com esses eventos, algumas coisas precisam de patrocínios, “Agradecemos muito o apoio de toda a população de Tupaciguara com os eventos. Não poderíamos de deixar de agradecer a Prefeitura de Tupaciguara pela parceria, pois todos os domingos íamos para os ensaios em Uberlândia, e a Prefeitura sempre disponibilizou ônibus, motorista e lanche para todos os membros de Tupaciguara que competiram neste festival, mas, ainda sim, precisamos de muito patrocínio, pois queremos levar mais ainda o nome de Tupaciguara, e para isso precisamos de uniformes, figurinos entre outros”, destaca o jovem Gabriel.
O jovem Gabriel Santos ainda nos informou que a premiação para o primeiro e segundo lugar, além da premiação em dinheiro e troféus, será a participação no Concurso Interestadual de Quadrilhas, que ocorrerá no Uberlândia Shopping, no dia 1º de julho. Tupaciguara foi representada com 16 casais, entre 16 a 25 anos, jovens que foram todos os domingos das 17 às 23 horas para Uberlândia, ensaiar e assim manter a chama acessa, na esperança de conquistar a premiação desse festival.
De acordo com a organização, o Festival é coordenado pela promotora de eventos Eliana Maria Carrijo Setti e conta com as parcerias da OSC Ação Moradia, do Programa Municipal de Incentivo à Cultura e da Secretaria de Cultura, da Prefeitura Municipal de Uberlândia. “A iniciativa de valorização, promoção e manutenção de grupos de Quadrilhas Juninas auxilia na construção de uma política cultural, nos aspectos social, comunitário e econômico. Também impacta positivamente na preservação e transmissão da história e da memória coletiva relacionada à cultura mineira”, comenta a organizadora.
Qualquer tipo de dança é arte, é cultura, é movimento, e precisa ser respeitada e apoiada, pois o movimento do corpo é uma atividade física que podemos considerar esporte. Incentivar a participação de jovens em eventos, competições, esportes, danças, arte, cultura é uma política pública excelente para uma sociedade.
“Participei no dia 10, do 13º Festival de Quadrilhas Juninas na cidade de Uberlândia, acompanhado da Deputada Federal Ana Paula Junqueira Leão e do vereador Abatênio. Na oportunidade, pude prestigiar grandes apresentações que remetem à tradição junina, com belas quadrilhas estilizadas. Aproveitei também para acompanhar de perto o trabalho do grupo tupaciguarense de dança Baillare, que representou nossa cidade no festival, integrando o grupo Prestenção Sô e que nos honrou com o 2º lugar. Deixo aqui meus parabéns a todos envolvidos neste trabalho tão importante, que mantém vivas a cada ano as nossas tradições culturais. Contem sempre com meu apoio”, ressaltou o Prefeito Neto em sua rede social.