A zona rural sempre teve um papel fundamental para o desenvolvimento do município, não apenas pela sua histórica força populacional, mas principalmente por representar a base da economia tupaciguarense, voltada ao agronegócio.
Ciente disso, a atual administração municipal tem investido fortemente na infraestrutura deste setor, ao melhorar suas vias de acesso, facilitando o escoamento da produção agrícola e proporcionando mais segurança no tráfego de veículos de transportes de trabalhadores, estudantes e moradores locais.
Durante boa parte do ano, essas vias são comprometidas com os estragos provenientes de chuvas e o trabalho de manutenção e recuperação vem acontecendo em todas as regiões da zona rural. Ao todo já foram recuperados mais de 700 km de estradas vicinais e as equipes trabalham diariamente atendendo à essas demandas.
Outro grande avanço para este setor está no projeto “Tupaciguara sem porteiras”, onde a prefeitura está implantando mata-burros nos principais pontos de acesso de fazendas e propriedades rurais, visando um fluxo mais adequado para esses locais. “O programa Avança Tupaciguara também traz melhorias para a população rural do município, pois entendemos que nossa vocação econômica está no agronegócio. Na zona rural também há um grande fluxo populacional e com isso não mediremos esforços para levarmos a esses moradores segurança e conforto, sobretudo uma estrutura adequada para que os produtores rurais possam aquecer cada vez mais nossa economia local” – Observou o Prefeito Neto.