No último dia 25, aconteceu em Tupaciguara a inauguração da sede da Associação Aconchego Fraterno e do Centro Social Maria José de Paula.
A Associação Aconchego Fraterno de Tupaciguara possui sede nesse município e foi fundada em 28/03/2008, quando a então voluntária do Grupo Luta pela Vida, do Hospital do Câncer de Uberlândia, Dinorah Gonçalves Borges, foi orientada a criar um grupo de voluntários em Tupaciguara para dar assistência a pacientes portadores de câncer, assim como para suas famílias.
Segundo informações levantadas, a associação tem como objetivo dar apoio e amenizar o sofrimento das pessoas portadoras de neoplasia maligna e suas famílias. O câncer é uma doença que, além de trazer sofrimento físico psicológico à pessoa, também causa uma desestruturação socioeconômica ao ser humano e sua família, durante muitos anos. Para a associação e seus beneficiados, o sonho de se ter um local próprio para suas atividades humanitárias, acaba de se concretizar com a inauguração de sua sede própria, localizada na rua Presidente Antônio Carlos, 38. Toda esta conquista só foi possível graças a abnegada ajuda do casal Armando Toffoli Rodrigues, presidente do Sindicato Rural e de sua esposa Kátia Martins de Moura, assim com a participação direta de todos os integrantes da diretoria daquela associação de classe.
Hoje, a Associação Aconchego Fraterno é uma realidade. Todos que dela participam se encontram muito felizes de poder estar em um prédio composto de vários espaços, onde as pessoas a serem beneficiadas poderão ser atendidas da melhor maneira possível. Destaca-se, ainda, que cada um dos espaços que passa a abrigar a associação, recebe o nome de pessoas voluntárias que fizeram parte da associação. Pessoas que faleceram com câncer ou que foram parceiras durante vários anos. Segunda a presidente Abadia, elas foram homenageadas pelo relevante trabalho em prol da vida e por fazer o bem ao semelhante.
Como foi frisado na solenidade, a partir de agora a associação se chamará: Associação Aconchego Professora Delci de Fátima Alves, falecida em janeiro de 2012, acometida por um câncer, mas que deixou um legado de anos de profissão e muita alegria de ser professora, exemplo de bondade, abnegação e acima de tudo sempre preocupada com os rumos da associação. Hoje, pode-se ver a completude de seu sonho, pois você, Delci, continua inspirando a todos da associação a lutar e ajudar a, cada dia, mais pessoas a vencer o câncer, com toda sua força, com a participação do Centro Social Maria José de Paula, do senhor Pedro Rodrigues, Maria Aparecida do Vale Ferreira, Professora Nilma Vera Costa, Aparecida – Tia Cida e Maria de Lourdes Cabral da Silva que já faleceram e que deram seus nomes a cada uma das salas que integram a Associação Aconchego Professora Delci de Fátima Alves.