O tupaciguarense Jarbas Feldner de Barros, grande propulsor da presença da Apae em Tupaciguara, por ter uma filha deficiente trabalhou muito para a entidade assistencial estar há várias décadas na cidade. Seu amor pela política assistencial da Apae fez com que ele buscasse trabalhar cada vez mais pela causa apaeana, sem se esmorecer e sempre com o apoio incondicional de sua esposa, Maristela Feldner, grande colaboradora do trabalho que a Apae sempre desenvolve em Tupaciguara.
Jarbas achou por bem dedicar o seu trabalho a Feapae/MG – Federação Estadual da Apae de Minas Gerais, onde dedicou grande parte do seu tempo à entidade. Com certeza, o seu ímpeto pela causa foi crescendo e a sua projeção como grande lutador da causa apaeana fez com que ele assumisse a responsabilidade de presidir a Fenapaes, pelos próximos três anos.
Em um momento de grande entusiasmo e união, representantes de todas as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do país aclamaram o professor Jarbas Feldner de Barros como presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) para o triênio de 2024 a 2026. A escolha ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária realizada no 27º Congresso Nacional das Apaes, sediado em Maceió, Alagoas, nesta quinta-feira (30).
A chapa “Apae Brasil por um Novo Tempo”, encabeçada pelo Jarbas, foi eleita por aclamação, consolidando a confiança dos representantes de todas as regiões do país. A nova diretoria, que tomará posse em 1º de janeiro de 2024, conta com membros de diferentes estados brasileiros, representando a diversidade e a abrangência nacional da Fenapaes.
Além da eleição da diretoria executiva, a assembleia também ratificou os membros do Conselho de Administração da Fenapaes, composto pelos presidentes eleitos das Federações das Apaes dos Estados (Feapaes). Durante a reunião, foram aprovados o relatório de atividades e as contas da atual gestão, demonstrando transparência e responsabilidade na administração da federação.
A nova composição da diretoria da Fenapaes inclui Jarbas Feldner como presidente, Léo Loureiro como vice-presidente (Alagoas), Vanderson Gaburo como 1º diretor-secretário (Espírito Santo), Ilda Salvático como 2ª diretora-secretária (Rondônia), Narciso Batista como 1º diretor Financeiro (Bahia), Ottão Pereira como 2º diretor Financeiro (Mato Grosso do Sul), Neuza Soares de Sá como diretora Social (Paraná), Rosane Jahnke como diretora para Assuntos Internacionais (Santa Catarina), e Fátima Godoy como diretora de Patrimônio (São Paulo).
Os conselheiros fiscais, responsáveis por fiscalizar as ações da federação, serão Eduardo Motta Caldieraro (titular – Rio Grande do Sul), Armando Mendes dos Santos (titular – Pará), Milton Gontijo Ferreira (titular – Minas Gerais), Keyla Santana (suplente – Piauí), Edson da Silva Júnior (suplente – Goiás), e Carlos Mariz (suplente – Sergipe).
Com a nova liderança à frente da Fenapaes, espera-se um fortalecimento ainda maior das ações em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, consolidando o papel essencial da federação na promoção de inclusão e acessibilidade em todo o território nacional.