Aconteceu no sábado o início da campanha de vacinação contra a INFLUENZA (gripe). Em Tupaciguara todas as unidades básicas de saúde estão abertas para atender os grupos prioritários como crianças menores de 6 anos, idosos, gestantes, trabalhadores da Saúde, dentre outros.
Destaca-se que todos os postinhos estão recebendo as pessoas que integram os primeiros grupos para serem imunizadas e, com isto, se precaver contra a gripe que, segundo informações levantadas este ano está muito mais forte, o que coloca em risco a saúde e porque não dizer a vida das pessoas mais vulneráveis às ações da doença.
Todas as equipes ligadas ao programa de vacinação estão esperando principalmente as crianças nas unidades, juntamente com o Zé Gotinha e a Maria Gotinha.
A campanha de vacinação contra a influenza de 2024 começou oficialmente na segunda-feira, 25, em todo o Brasil. Tradicionalmente, o programa é realizado entre os meses de abril e maio, mas em 2024 a imunização foi antecipada pelo Ministério da Saúde em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A campanha é direcionada para os grupos prioritários.
O setor de saúde antecipou a entrega das vacinas para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Em 2023, o governo federal mudou a estratégia da campanha para a região Norte e já imunizou a população entre novembro e dezembro. Por lá, a vacinação aconteceu no início do inverno amazônico — período com maior concentração de chuva, e que vai de dezembro a maio —, quando há maior circulação viral e de transmissão da gripe.
De acordo com dados do ministério, o objetivo é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais e povos indígenas.
A administração municipal buscará atingir a maior porcentagem possível para que a população vulnerável esteja amplamente imunizada, até o final da campanha.