No último dia 13, o Centro Cultural Ilê Ase Aganju Omi, em Tupaciguara, promoveu seu evento anual em honra a Ogum, uma festividade reverenciada pelos devotos deste santo. Contudo, além das celebrações, o centro foi agraciado com uma significativa conquista: o reconhecimento oficial como ponto de cultura.
A distinção foi concedida pelo Dr. Margonare Mattos, secretário adjunto de assuntos federativos da Presidência da República, por meio do Ministério da Cultura. O certificado reconhece o papel do Centro Cultural Ilê Ase Aganju Omi na promoção e articulação de atividades culturais na comunidade, além da sua contribuição para o acesso à proteção e à promoção dos direitos da cidadania e da diversidade cultural no Brasil.
O evento, marcado pela presença de diversas autoridades da região, também contou com a participação especial de personalidades como Mestre Cacau, ganhador do Prêmio Nacional de Capoeira Berimbau de Ouro, Rose, presidente do Copir de Paracatu, Attan Gonçalves, Secretário de Cultura de Campina Verde, e Cristina Aparecida, presidente da Igualdade Racial de Tupaciguara. Além disso, babalorixás da região também abrilhantaram a festa com suas presenças, consolidando ainda mais o prestígio do evento e do reconhecimento obtido pelo Centro Cultural.