Na segunda-feira (06), a coordenadora do Censo em Tupaciguara, Angelina, promoveu uma reunião com segmentos da sociedade tupaciguarense com a finalidade de expor o trabalho realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE referente ao Censo demográfico de 2022.
Segundo Angelina, todo o trabalho realizado na coleta de dados foi encerrado com sucesso em todo o município de Tupaciguara. Como mesmo disse Angelina na reunião realizada na Câmara de Vereadores de Tupaciguara, nesta terceira etapa estavam sendo informados a todos os presentes os dados apurados de pessoas e domicílios recenseados, bem como foi aberto espaço para indagações e possíveis questionamentos finais sobre o trabalho realizado em Tupaciguara.
Pelo resultado mostrado, segundo o IBGE, no ano de 2000 Tupaciguara estava com uma população total de 23.117 habitantes, em 2010 o número de habitantes cresceu para 24.188 pessoas e para a surpresa de todos, mesmo com a zona urbana tendo crescido na sua parte física, com a instalação de sete novos bairros, houve um crescimento de apenas 183 pessoas, o que eleva a população ao patamar de 24.371 habitantes, com um percentual de apena 2,6% de crescimento populacional. Angelina destacou que a população preliminar do Censo Demográfico de Tupaciguara divulgado ao Tribuna de Contas da União foi de 25.500 pessoa.
As explicações para um crescimento populacional tão pequeno em Tupaciguara, conforme explicações dadas por Angelina, foi de que a migração de moradores do município para outras cidades foi expressiva, bem como a saída de jovens em busca de trabalho e estudos em municípios mais desenvolvidos. Outro fato, segundo a recenseadora, é de que a baixa fecundidade teve menor crescimento e o número de óbitos acontecido entre 2010 e 2022 não compensaram o que se perdeu via migração.
Outro fato importante e negativo para o município é que os dados obtidos no censo são encaminhados ao TCU que por sua vez calcula os coeficientes individuais do Fundo de Participação dos Município – FPM, o que gera parte significativa de fundos repassado a Tupaciguara. Neste caso, o que o município receberá no próximo ano de FPM terá um aumento insignificante em comparação ao que recebe atualmente.