Briqfeno está deixando Tupaciguara e se transferindo para Monte Alegre

Destaque Economia

A empresa Briqfeno é uma importante indústria que realiza o processamento de produtos oriundos da palha do capim braquiária que é, após colhido para a extração de sementes, prensado e em seguida processado, se transformando em feno que substitui a silagem de milho, bagaço de cana e outros volumosos.
Segundo a indústria, o feno produzido pela Briqfeno é um alimento natural, pré-cozido, livre de mofo, toxinas e outros contaminantes, por ser 100% fibra, o que equilibra o PH do rúmen, proporcionando o exato tempo de passagem de nutrientes.
A empresa se instalou em Tupaciguara, dada a grande produção de sementes de capim e com isto a geração da matéria prima principal para a produção do briqfeno. Por outro lado, o crescimento demanda produtiva da Briqfeno, cobrou do empresário e proprietário da empresa, Gilberto Machado, a busca de evolução estrutural para suprir as necessidades da indústria. Segundo ele, como a Briqfeno se encontra no Distrito Industrial, área controlada pelo município, ele buscou todos os meios e caminhos para que uma área que se encontra em poder de terceiros, que não a utilizaram como devia e que está localizada ao lado da sua empresa, fosse passada à Briqfeno para que esta pudesse construir uma nova indústria, mais técnica, para aumentar sua área de produção, gerando com isto mais empregos, além dos mais de 70 que hoje ela possui, tanto na parte de produção quanto na área de campo. Gilberto afirmou que esteve em contato com os vereadores e com a administração municipal para que a área fosse retomada pelo município e repassada à Briqfeno. Segundo ele, nada ainda foi conseguido. Gilberto destacou que não se sabe o porquê dessa negação, tendo em vista que o terreno se encontra ocioso e poderia gerar mais empregos à população tupaciguarense.
“Todos os esforços foram empreendidos por nós, da Briqfeno, sem que fosse alcançado algo positivo para que pudéssemos expandir a nossa área de produção. Não fomos atrás das razões que o poder público nos impede de ter acesso a esta área, tendo vista que isto só pode ser feito por meio do retorno da área ao município e em seguida, abrir um projeto de doação a ser aprovado pela Câmara Municipal. Não podemos adquirir o terreno por questão de lei”, afirma Gilberto. O empresário destacou ainda: “Pelo fato de não obtermos sucesso em nossas pretensões e necessidades, por pura falta de boa vontade política, decidimos levar a indústria para a cidade de Monte Alegre, onde adquirimos, e não foi por doação, a área que necessitamos para a continuidade produtiva da Briqfeno, como a demanda cobra”, disse. Gilberto fez questão de destacar que tira a Briqfeno de Tupaciguara com um sentimento de perda muito grande, já que aqui é uma cidade que ele tem verdadeiro carinho e aqui gostaria de continuar com suas atividades profissionais.
Infelizmente, Tupaciguara perde muito com esta decisão do empresário Gilberto Machado. São empregos importantes que deixarão de existir na cidade, bem como a queda na arrecadação do município e, principalmente, do melhor meio de eliminar com o resíduo da colheita da semente de capim que, poderá gerar importante prejuízo ao meio ambiente com a possível queima da palha para que as áreas sejam limpas para novas colheitas.