O mês de junho é marcado culturalmente pelas manifestações artísticas que ocorrem em todo o Brasil que homenageiam ícones da cultura católica como Santo Antônio, São Pedro e São João, visando a promoção e valorização das tradições típicas regionais, dentre elas a culinária, danças e cerimônias religiosas.
Nesse sentido, a Prefeitura entrou no clima da festança junina realizando quadrilhas que percorrerão todas as escolas da rede municipal. Com um calendário definido, os eventos se iniciaram no dia 6 de junho (terça-feira) na Escola Maria Conceição Borges e terminam no dia 08 de julho com um grande Arraial, na praça João de Barros Ferreira. Além das quadrilhas, a programação das festividades incluem concursos de rei e rainha da pipoca, apresentações artísticas, comidas e brincadeiras típicas.
Outro grande momento para o avanço da cultura junina no município se deu no 13° Festival de Quadrilhas Juninas realizado na cidade de Uberlândia com a participação dos quadrilheiros de Tupaciguara, apoiados pela Prefeitura Municipal, através da companhia de dança Baillare que se apresentaram neste festival com o grupo Pretensão Sô, conquistando o 2° lugar na competição de performances de quadrilhas. “É um feito que orgulha a todos nós, cidadãos tupaciguarenses, uma vez que o grupo Baillare já conquistou os corações locais, e é muito gratificante ver que o sucesso deles estão ganhando proporções ainda maiores, se estendendo para uma projeção regional. Isso prova o quanto os investimentos feitos pela atual gestão no setor cultural têm rendido bons frutos. São jovens muito talentosos e tenho certeza que representarão muito bem o nosso município pelo Brasil afora, com a dança e a valorização de nossa expressões artísticas.” Frisou o Prefeito Neto.