No último dia 29, a tarde foi marcada pela presença da Câmara Municipal de Tupaciguara na inauguração da Sala de Estudos e Projetos Multifuncionais do Projeto “Caminhos da Liberdade”, realizada no Presídio de Tupaciguara. O presidente da Casa de Leis, vereador Josenildo S. de Melo, conhecido como “Cupim da Aroeira”, o vice-presidente Moacir Júnior, juntamente com os vereadores Fernando do Vale Borges, apelidado de “Sorriso”, e Prof. Dalmo Santana, foram os representantes do Legislativo Municipal no evento.
O presidente da Câmara foi convidado a ocupar um lugar de destaque, ao lado de autoridades como a juíza da 1ª Vara Cível, Criminal e da Execução Penal de Tupaciguara, Danielle Louise Rutkowski Dias, o juiz da Segunda Vara Civil, Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Tupaciguara, Dr. Roberto Bertoldo Garcia, a Promotora da Comarca de Tupaciguara, Dra. Maíla Aparecida Barbosa de Souza, o Diretor do Presídio de Tupaciguara, Mário Santana, o Presidente do CONSEP, Marcelo Godoi Leite, e outras autoridades locais.
A Sala de Estudos é resultado de uma parceria entre o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen/MG), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da 1ª Vara Cível, Criminal e da Execução Penal de Tupaciguara, as prefeituras de Tupaciguara e Araporã, esta última também integrante da comarca, a Câmara Municipal de Tupaciguara e outras entidades privadas.
Esse projeto de alto nível tem como objetivo proporcionar aos indivíduos privados de liberdade a oportunidade de adquirir conhecimentos, habilidades e competências que podem ser cruciais para sua reintegração na sociedade.