No último dia 28/02, realizou-se em Tupaciguara um encontro promovido pelo Centro Cultural Ile Ase Aganju Omi, no qual importantes figuras se reuniram para discutir e fortalecer a cultura afro na região de Tupaciguara. O evento contou com a presença do pró-reitor de cultura e extensão da Universidade Federal de Uberlândia, Hélder Silveira, juntamente com sua equipe, além de representantes de diversos movimentos e entidades locais.
Entre os participantes estavam Babalorixá Edilson Rodrigues, presidente do Centro Cultural Ile Ase Aganju Omi, Conceição Leal em representação do movimento negro, a deputada federal Dandara, Júlio César como secretário de cultura e comunicação, o vereador de Uberlândia Gilberto Rezende, Atan (mestre sardinha) representando a prefeitura de Campina Verde, Cristina Aparecida em representação da igualdade racial, Mirian Costa, presidente do PT de Tupaciguara, Dorcilene Alves, presidente da Femuart, Salviano, presidente do CCTU, Carlos Giral como representante da capoeira, além dos professores Eliakinz Lopes e Patrícia Ferreira Godoi, representando a área da educação.
O encontro foi marcado por discursos que destacaram a importância da união e do respeito à promoção da cultura afro. “Caminhar ao lado de pessoas que são ricas em afeto, educação, gentileza e respeito é uma experiência verdadeiramente enriquecedora para a alma. Esses valores transcendem qualquer riqueza material, pois nutrem e fortalecem os aspectos mais profundos de nossas vidas”, ressaltou o babalorixá Edilson, presidente do Centro Cultural Ile Ase Aganju Omi, em agradecimento a todos os presentes e contribuintes para o sucesso do evento.