Aconteceu em Mineiros/GO, neste fim de semana (07 a 09 de novembro), a última etapa do campeonato da ETR (Elite Team Roping) – Temporada 2024. A competição reúne os melhores laçadores do país e é considerada a mais importante prova brasileira da modalidade. Seu primeiríssimo colocado, por sinal, garante uma vaga no maior Rodeio norte-americano concorrendo a prêmios que chegam a um milhão de dólares. Nesse ano, a honraria coube à dupla Edvaldo Martins (cabeceiro) e Thales Araújo (pezeiro).
Na competição da ETR, cabeceiros e pezeiros têm pouquíssimos segundos para demonstrar toda sua habilidade, concentração e destreza com o laço. Foi nesse conteúdo que dois tupaciguarenses cravaram seus nomes entre os dez melhores competidores do Team Roping do país. Pedro Borges (pezeiro), uma das estrelas do laço, terminou o ano em 2º (segundo) lugar. Já o jovem laçador Sebastião Neto, o Neto Casanova (pezeiro), que entrou justamente em 2024 para o ranking do 15 melhores do país, fechou o ano em 9º (nono) colocado.
Além deles, Luan Araújo, o Luan do Acre (cabeceiro) – que treina em Tupaciguara -, obteve o 8º (oitavo) lugar. Motivo de sobra para quem gosta do esporte comemorar. Para a família de Neto Casanova assistir ao primogênito levar o nome de Tupaciguara para todo o país é um “orgulho imensurável”. “Uma conquista dessas coroa todo o esforço, a constância e a disciplina que o laçador precisa ter em seus treinos. Não poderíamos estar mais felizes, resumiram os pais do competidor Neto, Kátia e Armando Casanova